Seguidores

domingo, 19 de junho de 2011

DAVE ROBERSON



Jesus disse que aquele que constrói sua casa na rocha, jamais será abalado pela tempestade. Ele comparou essa pessoa a alguém que não só ouve, mas pratica as Suas palavras. Nesta carta, o Pr. Dave explica quais são as palavras a que Jesus se refere, ao ensinar que não devemos tirar versículos fora do seu contexto. Jesus nos instrui a amar nossos inimigos e tratá-los bem, pois ao fazer isso, deixamos a porta da salvação aberta para os perdidos, tirando do diabo o poder de nos destruir. Ao final, Deus nos retribuirá com uma boa medida, recalcada, sacudida e transbordante! fonte: http://www.minamd.org.br/

DAVE ROBERSON

Geralmente, no fim de um ano, as pessoas se preparam e se encorajam para começar o ano novo com mudanças. Se eu fizesse uma “promessa” para o Ano Novo, me comprometeria a fazer o tipo de mudança que faria com que as pessoas recebessem mais do amor de Deus. Sei por experiência própria, que com uma promessa como essa, eu não só poderia fazer mudanças importantes em minha vida, mas também ajudaria outros a serem transformados.
Quando continuei buscando mais mudança, descobri um dos ensinos mais poderosos sobre o relacionamento direto entre as bênçãos de Deus e a forma com que tratamos as pessoas. Essa revelação veio através de Lucas 6:38, onde Jesus diz:
Dai, e ser-vos-á dado; boa medida, recalcada, sacudida e transbordando, vos deitarão no vosso regaço; porque com a mesma medida com que medirdes também vos medirão de novo.
Sei o que você deve estar pensando: Todos sabem que Lucas 6:38 é o versículos que ministros usam para receber ofertas e arrecadar
dinheiro. Mas, por favor, acredite quando digo que esse versículo não está falando somente sobre ofertas em uma assembléia; ele fala sobre muito mais do que isso. Esse versículo afetou minha vida como todo versículo, tanto que tenho certeza de que um dos pesadelos do diabo é que descubramos o que ele significa, fazendo com que andemos na verdade.
Em primeiro lugar, precisamos entender que Jesus ensinava assuntos completos, e cada escritura é um pensamento – uma pincelada – que culmina na obra terminada. Daí a importância de saber como não tirar versículos do contexto. De sorte que a fé é pelo ouvir, e o ouvir pela palavra de Deus. (Romanos 10:17) A fé não vem por tirar versículos do contexto, mas por ouvir a Palavra de Deus em seu contexto. Lembre-se de que cada versículo é um pensamento que culmina no ensino completo.
Para entendermos melhor Seus ensinos, Jesus geralmente usava parábolas, que são ilustrações de aplicações espirituais fáceis de compreendermos com nossa mente natural. A fim de entendermos princípios espirituais sobre o governo do Reino de Deus, por exemplo, Jesus usou ilustrações, como os lírios do campo, as aves do céu e o semeador que semeia sementes, pois esses exemplos ultrapassam todas as barreiras culturais; eram descrições comuns do dia-a-dia que podiam ser entendidas por multidões.
Então, vamos ao fim do capítulo 6, onde Jesus concluiu o ensino, ao descrever um andar no espírito tão poderoso e cheio de vitória, que permaneceu firme contra uma grande tempestade.
Qualquer que vem a mim e ouve as minhas palavras, e as observa, eu vos mostrarei a quem é semelhante:
É semelhante ao homem que edificou uma casa, e cavou, e abriu bem fundo, e pôs os alicerces sobre a rocha; e, vindo a enchente, bateu com ímpeto a corrente naquela casa, e não a pôde abalar, porque estava fundada
sobre a rocha.
Mas o que ouve e não pratica é semelhante ao homem que edificou uma casa sobre terra, sem alicerces, na qual bateu com ímpeto a corrente, e logo caiu; e foi grande a ruína daquela casa.
Lucas 6:47-49
Não é incrível? Jesus disse que o homem que constrói sua casa sobre a rocha não só ouviu Suas palavras, como também as PRATICOU!
Assim, quando esse homem “cavou bem fundo”, deve ter sido dentro da verdade imutável da Palavra de Deus,
quebrando todos os fragmentos de falsa doutrina e ensinos errados, estabelecendo sua casa na rocha de fazer o que Deus diz!
No entanto, note que Jesus não disse que a tempestade não viria. Pelo contrário, Ele afirmou que ela viria. Ele disse que a enchente, bateu com ímpeto a corrente naquela casa, e não a pôde abalar, porque estava fundada sobre a rocha. Essa é a parte que mais gosto. Aquele homem estava  dentro da casa enquanto a tempestade devastava o exterior, tentando entrar!
Há muitos anos, quando comecei a meditar e receber  essa revelação sobre praticar o que Deus diz, sempre me perguntava,  E que palavras são essas às quais Jesus se referia? Não foi preciso voltar muito no capítulo 6 para descobrir. No
versículo 27, Jesus ensinou usando as mesmas palavras do versículo 47: Mas a vós, que isto ouvis, digo...
Fiquei muito animado e pensei: Aqui está; essas são as palavras a que Jesus se referiu, que colocam minha casa na rocha!
Ao continuar lendo além do versículo 27, pensei, Ah não!
Amai a vossos inimigos, fazei bem aos que vos odeiam.
E ficava cada vez pior! Bendizei os que vos maldizem, e orai pelos que vos caluniam.
Ao que te ferir numa face, oferece-lhe também a outra; e ao que te houver tirado a capa, nem a túnica recuses;
E dá a qualquer que te pedir; e ao que tomar o que é teu, não lho tornes a pedir.
E como vós quereis que os homens vos façam, da mesma maneira lhes fazei vós, também.
Lucas 6:27-31 Então, concluí, Essas são as palavras sobre as quais devo construir minha casa? Ah não!
E caso você pense que deve agir dessa forma apenas para com os crentes – ou seja, aqueles que pagam de voltam,
amam você e são bons –, veja o que Jesus diz nos versículos 32-34:
E se amardes aos que vos amam, que recompensa tereis? Também os pecadores amam aos que os amam.
E se fizerdes bem aos que vos fazem bem, que recompensa tereis? Também os pecadores fazem o mesmo.
E se emprestardes àqueles de quem esperais tornar a receber, que recompensa tereis? Também os
pecadores emprestam aos pecadores, para tornarem a receber outro tanto.
São nos próximos versículos que Jesus começa a concluir as instruções que estava nos dando sobre como  tratar nossos inimigos. Ele passa a listar os benefícios de praticar Suas palavras e revela por que nossa casa não vai cair.
Amai, pois, a vossos inimigos, e fazei bem, e emprestai, sem nada esperardes, e será grande o vosso galardão, e sereis filhos do Altíssimo; porque ele é benigno até para com os ingratos e maus.
Sede, pois, misericordiosos, como também vosso Pai é misericordioso.
Não julgueis, e não sereis julgados; não condeneis, e não sereis condenados; soltai, e soltar-vos-ão.
Dai, e ser-vos-á dado; boa medida, recalcada, sacudida e transbordando, vos deitarão no vosso regaço;
porque com a mesma medida com que medirdes também vos medirão de novo.
Lucas 6:35-38
Demorou para que eu entendesse que nesses ensinos, Jesus estava revelando o coração do Pai. O nível mais alto de fé
em que uma pessoa pode andar é quando se arma com o coração do Pai, na hora de lidar com os que não conhecem Jesus.
Aquele que faz isso é o homem que constrói sua casa na rocha porque DETERMINOU em seu coração que vai obedecer à Palavra de Deus.
Você precisa entender: é muito importante para Deus que você esteja entre Ele e as ovelhas perdidas do Seu aprisco, fazendo o necessário para deixar a porta da salvação aberta, a fim de que Ele a utilize para trazê-las para Si.
Quando você olha para um estádio de futebol cheio de pessoas, quantas você acha que têm vida eterna? Posso lhe dizer quantas: todas! Mas a questão é a seguinte: onde elas passarão a eternidade?
É aí que nós entramos, como as ovelhas salvas do aprisco de Jesus: nosso papel é atingir as que não estão salvas ainda.
Jesus não tem outra forma de alcançá-las. Somos tudo o que Ele tem. É por isso que Ele disse em Lucas 10:2,3: E dizia-lhes: Grande é, em verdade, a seara, mas os obreiros são poucos; rogai, pois, ao Senhor da seara que envie obreiros para a sua seara.
Ide; eis que vos mando como cordeiros ao meio de lobos.
Por que Jesus não envia, Ele mesmo, os obreiros? Ele ama as ovelhas perdidas de Seu aprisco mais do que nós, então, por que a nossa função é tão importante para Ele?
Porque – como o Corpo de Cristo – somos tudo o que Deus tem. Sem nós, não há ninguém nesse planeta para fazer a Sua vontade. Somos Suas mãos, boca e pés. Aonde vamos, Ele vai.
É por isso que nossa casa nunca cairá se praticarmos as palavras de Jesus e deixarmos a porta aberta para os perdidos:
quando Jesus disse, E como vós quereis que os homens vos façam, da mesma maneira lhes fazei vós, também (Lucas 6:31), Ele não disse que todos nos tratariam como gostaríamos. Não necessariamente. Mas o que Ele disse foi que quando tratamos os outros como queremos ser tratados, Deus é que nos tratará dessa forma! As pessoas podem ser más conosco, mas Deus, não! Ele fará com que tudo isso seja levado em conta, na medida em que você continua operando através do coração
Dele.
Umas das palavras mais poderosas de Jesus estão em  Lucas 6:36:  Sede, pois, misericordiosos, como também vosso Pai é misericordioso.
Veja, a diferença entre misericórdia e graça é que a misericórdia é geralmente o que Deus tem para com um pecador. A graça é o que Ele tem para com um crente.
Para o propósito do ensino, suponhamos que eu e você fôssemos abandonados em nosso planeta, separados de Deus por um grande vazio de morte espiritual, sem saída. Poderíamos ir até a beirada do vazio e implorar para que Deus nos salvasse, mas Ele não poderia, pois não há nada em nós que Lhe permita fazê-lo.
Então, por um ato incrível de misericórdia, Deus envia Seu Filho além daquele vazio da morte espiritual, e o Filho derrama Seu sangue, caso queiramos segurá-lo na beirada do vazio e perguntar, “Agora Você pode nos salvar?”. Deus
responderia, “Sim!”. A misericórdia é que faria Jesus cruzar o vazio, mas a graça é a condição de filho que Ele nos deu quando agimos através de Sua misericórdia.
Aqui vai outro exemplo: digamos que você pega um ladrão no flagra, roubando sua televisão em sua casa  – bem durante um campeonato de futebol. Você pegaria sua espingarda e diria, “Largue a minha televisão!”.
O ladrão diria, “Por favor, tenha misericórdia de mim! Minha família está passando fome; preciso alimentá-la”.
Você, então, responderia, “Pode levar. Alimente sua família”.
Isso é misericórdia. Mas a graça iria além – adotaria o ladrão na família, dando-lhe seu sobrenome e sua herança.
Assim, quando Jesus disse, “Seja misericordioso, como seu Pai é misericordioso”, Ele quis dizer o seguinte: não importa o que lhe custar para segurar o sangue de Jesus diante do ingrato, do ímpio – não importa o que façam com você –
não feche a porta da salvação. Isto porque, quando deixamos os versículos de Lucas no contexto, “Deus lhe restituirá com uma boa medida, recalcada, sacudida e transbordante”. Como Ele fará isso? Ele fará com que os homens “lhe dêem no vosso regaço; porque com a mesma medida com que medirdes também vos medirão de novo”.
Veja, Jesus nos instruiu no versículo 37 a “não julgar”, o que significa se recusar a julgar o pecador por agir de acordo
com sua natureza de pecado. Em vez disso, quando mantemos a porta da salvação aberta, lembrando da misericórdia de Jesus
estendida a nós e da graça de Deus ao nos tornar Seus herdeiros, tiramos o poder do diabo de julgar nossa casa. Tudo o que
diabo pode fazer é enviar tempestades de circunstância, medo e preocupação, mas ele NÃO PODE nos obrigar a aceitar isso.
Jesus, então, disse, “não condene”, e quando nos recusamos a condenar, o diabo não pode condenar nossa casa.
“Perdoe” e o diabo não encontrará ódio através do qual pode operar. “Dê”, e quando o pecador roubar o que você tem, não importa o que lhe custar, Deus promete que sua casa não cairá!
E se o pecador levar meus bens, é melhor que eu lhe dê com boa vontade. Não importa o que ele fizer, manterei a porta da salvação aberta! Deus nos prometeu:
Dai, e ser-vos-á dado; boa medida, recalcada, sacudida e transbordando, vos deitarão no vosso regaço; porque com a mesma medida com que medirdes também vos medirão de novo.
Não existe papel suficiente no mundo para expressar o quanto sou agradecido por você. Minha oração é que você aprenda a operar nos versículos aqui abordados, para carregar o coração do Pai, a fim de que Ele abençoe você com o que tem preparado nos lugares Celestiais. Que este seja o seu ano mais feliz e abençoado!
Foi meu prazer servi-lo da mesa de Deus.
Seu amigo e colaborador,
DAVE  ROBERSON

Fale Conosco