Seguidores

quinta-feira, 27 de outubro de 2011

É DEUS quem diz como tem de ser



por Bernard Snelgrove


Em 1 Pedro 5:7, lemos que Deus "tem cuidado de nós". Mas será que entendemos em que consiste esse cuidado? O que será que Deus faz todo dia? Somente agora o Espírito Santo está podendo me mostrar algo sobre isso, e nesta carta quero considerar com você, o que vem a ser a obra de Deus.

Respondendo a uma pergunta do povo a esse respeito, Jesus afirmou: "A obra de 

Deus é esta: que creiais nAquele que por Ele foi enviado" - João 6:29.
Se observarmos superficialmente essa afirmação, podemos pensar que Jesus está lançando a responsabilidade pelo nosso ‘crer’ exclusivamente sobre nós, mas o Mestre disse que fazer com que nós ‘cremos nAquele que Deus enviou (Jesus) é a obra de Deus. Tudo o que Deus faz em nós tem, continuamente, este objetivo: fazer com que vivamos na grandeza da Sua Graça, em Cristo.

Em nosso trabalho entre os irmãos, observamos que essa obra de Deus é bastante complexa e difícil, principalmente em razão da tradição religiosa que vem dominando o coração humano desde Caim. Crer, de fato, em Jesus, em tudo o que Ele já fez por nós, não é a prática de todo dia da maioria dos cristãos. Quantos ainda sofrem na auto-condenação, por exemplo, mesmo sabendo que Paulo disse: "não há nenhuma condenação para os que estão em Cristo Jesus" (Rom.8:1)! 
Quantos ainda imploram a Deus pela cura divina, quando em Jesus a plena saúde faz parte da nossa herança! Tudo isso nos mostra como é difícil a obra de Deus – os Seus cuidados de nós.

Nestes dias, venho meditando na conversão do centurião Cornélio, e em tudo o que Deus fez nesse sentido; e uma cuidadosa leitura do capítulo 10 dos Atos dos 

Apóstolos, lhe mostrará o que vem a ser a obra de Deus.

Em primeiro lugar, vemos os cuidados de Deus com o próprio Cornélio que, em sua religiosidade, ignorava totalmente o que Jesus Cristo havia conquistado por ele na cruz do Calvário. É fato que a Palavra apresenta Cornélio como "piedoso e temente a Deus" (v2), mas isso não lhe garantiu a salvação. pois, foi procedimento religioso. 

O que Cornélio praticava, mesmo "orando a Deus de contínuo"(v2), serviu apenas para "memória diante de Deus"(v4). A Cornélio faltava o essencial: crer (viver em) Jesus, e Deus cuidou disso, enviando-lhe um anjo, que lhe disse o que fazer. Isso confirma que os anjos são "espíritos ministradores enviados para serviço a favor dos que hão de herdar a salvação" (Hebreus 1:14). Deus cuidou de tirar Cornélio da religiosidade.

Em segundo lugar, observamos os cuidados de Deus no sentido de preparar Pedro para ministrar a Cornélio. Ainda que Pedro fosse cheio do Espírito Santo, ele continuou fazendo ‘acepção de pessoas’, pois não entendia que Jesus morreu para restaurar a comunhão com Deus em todos os homens. Pedro achava que a salvação era só para o seu ‘grupo’ (os judeus), que zelava pela tradição dos anciãos. A obra de Deus naquele instante foi esclarecer Pedro e tirá-lo do engano da tradição. Assim, Deus deu a Pedro uma visão e uma instrução que o chocaram: "Ao que Deus purificou, não consideres comum"(v15). Deus queria que a salvação chegasse a Cornélio e àqueles que estavam com ele, mas, em razão da tradição religiosa que o dominava, Pedro não tinha condição alguma de levar a mensagem a um centurião romano – um gentio como nós.           Deus cuidou de mudar radicalmente a percepção de Pedro, e certamente essa é parte da obra de Deus a que todos nós mais resistimos. Somos muito presos à tradição religiosa. Julgamos, condenamos, criticamos, excluímos as pessoas, porque não pertencem ao nosso ‘grupo’ (tradição), não pensam ou procedem como nós, quando, de fato, a obra redentora de Jesus iniciou uma mudança total no relacionamento de Deus com todos os homens:"para que, por meio de Seu nome (Jesus), todo o que nEle crê receba remissão de pecados" (v43).

Em terceiro lugar, precisamos considerar a obra de Deus – do Espírito Santo, na casa de Cornélio, conseqüente à mensagem salvadora que Pedro levou.  Quando Cornélio e as pessoas reunidas em sua casa, receberam essa fantástica Verdade no coração, "caiu o Espírito Santo sobre todos os que ouviam a palavra (...) falando em línguas e engrandecendo a Deus" (v44,46). Como isso abala a mesquinhez das tradições que prendem os cristãos em nossos dias! Aquelas pessoas não eram membros de nenhuma igreja renovada! não eram nem apóstolos escolhidos! e ninguém orou para eles receberam o Espírito Santo!  Isso foi conseqüência de eles terem crido em Jesus.


Vejamos então que a obra (dificílima) de Deus é esta: fazer com "que creiamos nAquele que por Ele foi enviado", pois é isso que resolve tudo.
Há tudo nas igrejas, menos fé, menos a simples vivência do Evangelho na sua plenitude.. Temos considerado o que Cornélio fez e o que Pedro fez, mas o importante é o que Deus fez. 

   acordo com a generosidade da graça de Deus para todos os homens?
Todos nós precisamos atentar continuamente para a obra de Deus em nós mesmos, para não impedirmos a salvação dos outros em razão da tradição religiosa. 

Eu tenho as minhas concepções da prática da fé, você tem as suas. Mas será que são de 

"Importa que nós apeguemos, com mais firmeza, às Verdades ouvidas, para que delas jamais nos desviemos" – Hebreus 2:1.

Com todo amor e carinho em Deus, 
Bernardo.

Fale Conosco