Seguidores

terça-feira, 20 de outubro de 2009

ATIVANDO A GRAÇA DE DEUS EM SUA VIDA (ENSINO)

Ativar a graça de Deus em sua vida.


Se existiu algum homem além do Senhor Jesus Cristo que mereceu a atenção do diabo foi o Apóstolo Paulo. Com certeza, a minha pessoa favorita da Bíblia, depois de Jesus, é o Apóstolo Paulo. Eu tenho passado muitas e muitas horas estudando e meditando sobre a vida de Paulo, e uma coisa que me chamou a atenção em sua vida é a graça de Deus.
Quando escreveu à igreja de Corinto, Paulo disse em 2 Coríntios 12:7:

E para que não me ensoberbecesse com a grandeza das revelações, foi-me posto um espinho na carne, mensageiro de Satanás, para me esbofetear, a fim de que não me exalte.
Estes versículos resumem e registram os maiores ataques violentos lançados contra uma pessoa. Paulo continua falando nos versículos oito e nove:

Por causa disto, três vezes pedi ao Senhor que o afastasse de mim.
Então, ele me disse: A minha graça te basta, porque o poder se aperfeiçoa na fraqueza. De boa vontade, pois que sobre mim repouse o poder de Cristo.


Quando o diabo atacou Paulo, ele lançou todas as ciladas que pôde criar e planejar contra alguém. Satanás atacou Paulo porque ele era digno de ser parado. Paulo, ao se referir a isso, chamou este ataque de espinho na carne. Ele inclusive disse, “por causa da grandeza da revelação que me foi dada, um espinho na carne me foi posto. Então, para que eu não me exaltasse aos olhos de alguém, este espinho na carne veio para que não me fosse dado nenhuma credibilidade. Para todo lado que me viro, lá está ele. Eu pedi a Deus três vezes. Três vezes Ele disse, ‘A minha graça te basta’.”
Paulo concluiu dizendo no versículo 10:

Pelo que sinto prazer nas fraquezas, nas injúrias, nas necessidades, nas perseguições, nas angústias, por amor de Cristo. Porque, quando sou fraco, então, é que sou forte.


Em outras palavras, ele disse, “Eu me gloriarei nas minhas fraquezas, nas minhas debilidades como homem e nas limitações impostas pela minha carne. Porque quando estou fraco é que sou forte”. Paulo estava dizendo, “O Senhor me disse que a força Dele se aperfeiçoa na minha fraqueza. Portanto, com isso, terei prazer nas minhas fraquezas, angústias e injúrias”.
Que declaração incrível – A MINHA GRAÇA TE BASTA. Deus não disse isto apenas uma vez, Ele disse três vezes!
A parte mais fascinante para mim foi que, mesmo um homem como Paulo em sua estatura espiritual, conhecimento e entendimento de Deus, precisou ouvir três vezes a mesma coisa para entender o poder que há na graça. Se foram necessárias três vezes para Paulo, então eu imagino que existem muitas coisas que eu e você ainda não compreendemos sobre a graça.
Deus me levou a este assunto repetidas vezes – A MINHA GRAÇA TE BASTA. Então percebi a diferença entre o homem em Marcos 4 e o homem que entrou no caminho de Paulo.
Em Marcos 4 está escrito que o semeador semeia a Palavra e imediatamente Satanás é capaz de vir para roubá-la. Paulo disse, “Por causa da abundância das revelações, estas coisas aconteceram”. Satanás veio imediatamente para roubar a Palavra. Era isto que ele estava procurando na vida de Paulo. Ele não apenas queria destruir a Palavra em Paulo, como queria destruir sua influência aos olhos dos outros. É por isso que Paulo disse,

“Posto que buscai prova de que, em mim, Cristo fala, o qual não é fraco para convosco; antes, é poderoso em vós (2 Coríntios 13:3).

Ele estava dizendo, “Senhores coríntios, eu estou perplexo, não acredito que vocês querem provas de que Cristo está falando através de mim!”

Então, o diabo estava atrás da mesma coisa em Paulo que em nós, mas em um grau muito maior em Paulo, pois Paulo era mais digno de ser parado do que nós, neste momento. O diabo estava atrás da Palavra. E mesmo para um homem com esta estatura espiritual, Deus precisou dizer três vezes para fazê-lo entender que – A MINHA GRAÇA TE BASTA.
Quando a Palavra é semeada, o diabo vem por uma razão, ele quer a Palavra que está em você. Ele a quer desesperadamente porque é a Palavra que vai lhe dar a VITÓRIA!
Já que o diabo quer a Palavra que está em você, ele trará perseguição, aflição e preocupações e se ficarmos ofendidos e seguirmos esse caminho enganoso, ele será capaz de tirar a operação da Palavra de dentro de nós. Mas Paulo nunca aceitou este caminho enganoso. Ele disse, Mais me gloriarei em minhas fraquezas. Em Romanos 5:3 ele também disse, ...nos gloriamos nas próprias tribulações... Mesmo Tiago diz que nós devemos ter por motivo de toda alegria o passarmos por várias (todo tipo de) provações. (Tiago 1:2)
Embora tenha precisado de três vezes para ter certeza, Paulo pôs seus pés na rocha e levantou sua voz ao Céu. No meio do inferno, à beira da morte, prestes a ser devorado pelos leões, ser morto por um caldeireiro, Paulo aprendeu que, em todas estas coisas, a maneira para ter a força de Jesus em sua fraqueza era levantar suas mãos a Deus e glorificá-lo em voz alta, adorando-O hora após hora no meio da maior adversidade e circunstância.
Isto ativava a graça em sua vida e trocava sua condição de fraqueza pela condição de força de Deus. Isto também troca nossa fraqueza por Sua graça, a qual não podíamos merecer nem adquirir em nenhuma área de nossa redenção, incluindo a libertação para nossas circunstâncias presentes.
Fomos forçados a entender a graça na vida após a morte, pois cremos que Sua graça é suficiente para cruzarmos a barreira da morte. Mas o desejo de Deus é que entendamos que Sua graça é também suficiente aqui e agora!
Embora a morte nos rodeie e seja inevitável, será o último inimigo a ser colocado debaixo dos pés de Jesus. De forma posicionada, a morte está debaixo Dele para os que crêem, mas a evidência da morte ainda existe. Nós as vemos todos os dias. As notícias estão cheias delas. O mundo tem que se conformar com a morte. Fomos forçados a aceitar a graça e confiar nela para sermos levados além da barreira da morte. Somos forçados a dizer, já que a morte é inevitável, A SUA GRAÇA É SUFICIENTE nestas situações.
O que não entendemos ainda é que a graça de Deus é suficiente para este momento, neste lado da glória, em toda a situação infernal. Existe uma fonte que não usamos e sobre a qual não sabemos muito. Veja, o louvor e a adoração em meio às nossas adversidades e circunstâncias parecem ter uma função primária para ativar a graça e trocar nossa condição pela Dele, Sua força pela nossa fraqueza. O conhecimento desta graça me faz querer gritar!
Deus disse a Paulo três vezes que a graça é onde está depositada a suficiência e estamos analisando um homem que experimentou o pior do inferno lançado contra ele. Tudo o que os principados e potestades do inferno podiam criar e planejar contra um homem foi lançado sobre Paulo. 2 Coríntios 11:23-28 diz:
São ministros de Cristo? (Falo como fora de mim.) Eu ainda mais: em trabalhos, muito mais; muito mais em prisões; em açoites, sem medida; em perigos de morte, muitas vezes.
Cinco vezes recebi dos judeus uma quarentena de açoites menos um;
fui três vezes fustigado com varas; uma vez, apedrejado; em naufrágio, três vezes; uma noite e um dia passei na voragem do mar;
em jornadas, muitas vezes; em perigos de rios, em perigos de salteadores, em perigos entre patrícios, em perigos entre gentios, em perigos na cidade, em perigos no deserto, em perigos no mar, em perigos entre falsos irmãos;
entre trabalhos e fadigas, em vigílias, muitas vezes; em fome e sede, em jejuns, muitas vezes; em frio e nudez.
Além das coisas exteriores, há o que pesa sobre mim diariamente, a preocupação com todas as igrejas.
Em todo o universo, uma única arma foi escolhida e revelada a este homem para o capacitar a resistir estes ataques: a graça de Deus. Deus disse, A MINHA GRAÇA TE BASTA.
Veja, você torna a graça de Deus uma arma quando a utiliza em seu problema. Em outras palavras, Deus, estava dizendo, “Paulo, a suficiência está depositada na Minha graça!”
Novamente, deixe-me lhe dizer que as instruções para ativar esta graça são incríveis. Em meio ao pior, podemos ficar de pé e glorificar a Deus por Sua graça. Em toda a situação, glorifique e louve a Deus em sua fraqueza, e limitação como homem. Tenha prazer em suas fraquezas, em suas necessidades e em suas dificuldades. Por quê?
Porque Deus disse que a força Dele será aperfeiçoada em você diante da sua fraqueza. Quando você está desprovido de sua dependência na carne, isto o leva a depender da graça, que é o posicionamento de Deus. Quando você está fraco, então você se torna forte. De algum modo no meio do teste, louvar e glorificar a Deus de todo o seu coração ativa a graça. Quando você troca seu posicionamento pelo Dele, você está reinando sobre o seu problema.
Por que Salmos 8:2 diz, Da boca de pequeninos e crianças de peito suscitaste FORÇA, por causa dos teus adversários, para fazeres emudecer o inimigo e o vingador? Quando Jesus citou este versículo em Mateus 21:16, por que Ele disse, Da boca de pequeninos e crianças de peito tiraste perfeito louvor?
Efésios 5:18-20 diz: Enchei-vos do Espírito, falando entre vós com salmos, entoando e louvando de coração ao Senhor com hinos e cânticos espirituais, dando sempre garças...
Ser cheio com o Espírito Santo é ser cheio de força, de poder, de sabedoria, de ousadia, de resposta a qualquer problema que estejamos enfrentando.
Louvar e adorar a Deus faz com que reconcentremos a nossa atenção. Quando nossos olhos estão verdadeiramente voltados para Deus, vemos quão grande Ele é, e quão pequeno é nosso problema comparado a Ele. Como diz aquela música antiga, “Põe seus olhos em Jesus, olhe para Sua face maravilhosa e as coisas da terra ficarão ofuscadas na luz de Sua glória e graça”.
Quando nossos olhos estão sobre Ele, nós paramos de nos preocupar, de nos queixar e O deixamos livre para agir. A ansiedade e o medo se vão e a paz e o amor dominam. Lembre-se também de que quando o medo está presente, nossas mentes ficam perturbadas e a confusão reina. Mas, quando por um ato de nossa vontade, olhamos para Deus, uma quietude e calmaria se estabelecerão. Nós nos acalmamos e começamos a andar com confiança e propósito. Nosso caminho passa a ser direcionado por Ele.
Mas os que esperam no Senhor renovam as suas forças, sobem com asas como águias, correm e não se cansam, caminham e não se fatigam. Isaías 40:31
O anjo do Senhor acampa-se ao redor dos que o temem e os livra. Salmos 34:7
Temei o Senhor vós os seus santos, pois nada falta aos que o temem. Salmos 34:9
Invoco o Senhor, digno de ser louvado, e serei salvo dos meus inimigos. Salmos 18:3
Render-te-ei graças, Senhor, de todo o meu coração; na presença dos poderosos te cantarei louvores. Prostrar-me-ei para o teu santo templo e louvarei o teu nome, por causa da tua misericórdia e da tua verdade, pois magnificaste acima de tudo o teu nome e a tua palavra. No dia em que eu clamei, tu me acudiste e alentaste a força de minha alma. Salmos 138:1-3
Por que estás abatida, ó minha alma? Por que te perturbas dentro de mim? Espera em Deus, pois ainda o louvarei, a ele, meu auxílio e Deus meu. Salmos 42:5
Quero lhe encorajar a determinar em seu coração que você irá louvar e adorar a Deus até que verdadeiramente seus olhos estejam fixos Nele; até que você experimente uma troca da sua fraqueza pela força Dele, da sua enfermidade pela cura Dele e da sua pobreza pela riqueza Dele.
Também quero lhe encorajar a dedicar um tempo por dia em louvor e adoração para ativar a graça de Deus em sua vida. A sua vida nunca mais será a mesma.

Nenhum comentário:

Fale Conosco