Seguidores

terça-feira, 20 de outubro de 2009

A MEDITAÇÃO NA PALAVRA DE DEUS (ENSINO)


A MEDITAÇÃO NA PALAVRA NOS FAZ VISUALIZAR MILAGRES QUE HOMENS E MULHERES OBTIVERAM NO PASSADO. ELA NOS TRAZ PARA DENTRO DA VITÓRIA, DA PAZ, DO MILÁGRE EM DEUS.
ESTE ENSINO FOI UMA REVELAÇÃO PARA MINHA CAMINHADA , MAIS TARDE O IRMÃO ROBERSON TROUXE MAIS LUZ SOBRE ESTA QUESTÃO.
SEJA ABENÇOADO COM ESSE ENSINO.

EM CRISTO WAGNER LIZE

A Meditação na Palavra de Deus


Existe dentro de nós tudo o que precisamos para andar em vitória – e a Palavra nos provê o acesso e entendimento para nos levar de onde estamos agora para onde queremos e sabemos que podemos chegar.




É por isso que quero falar com você sobre a meditação na Palavra de Deus. Ao você estudar este ensino, eu lhe asseguro que se você seguir estas instruções, o seu andar com Deus nunca mais será o mesmo.




Quando Davi, o rei poderoso de Israel, e Josué, o que guiou os filhos de Israel para a Terra Prometida, falaram sobre os princípios de vida que Deus lhes deu, havia algo em comum: “meditar dia e noite” na Palavra de Deus. Salmos 1:1-2:




Bem-aventurado o homem que não anda no conselho dos ímpios, não se detém no caminho dos pecadores, nem se assenta na roda dos escarnecedores.
Antes, o seu prazer está na lei do Senhor, e na sua lei medita de dia e de noite.
E... Josué 1:8:
Não cesses de falar deste Livro da Lei; antes, medita nele dia e noite, para que tenhas cuidado de fazer segundo tudo quanto nele está escrito; então, farás prosperar o teu caminho e serás bem-sucedido.




Quando pensamos em uma pessoa meditando na Palavra de dia e de noite, imaginamos que ela estude a Palavra desde as primeiras horas da manhã até à noite.


O mundo dela é tomado pela meditação na Palavra de Deus a ponto de podermos visualizá-la enclausurada num mosteiro.




Certamente, não imaginamos que pessoas que trabalham, que compõe a maior parte do Corpo de Cristo, estejam qualificados para este tipo de instrução.




Apesar desta concepção errada, eu sabia que Deus queria que todos que amam Sua Palavra fossem capazes de meditar nela.


Deus sabe que se aprendermos os princípios da meditação, nossa sabedoria e entendimento aumentarão, mesmo num mundo com tantos compromissos e com 40 horas semanais de trabalho.




Levou um tempo para eu entender como entregar o meu intelecto ao modo mais efetivo de meditação. Eu pensei que meditação fosse estudar, memorizar ou ler. Embora estas coisas ajudem a meditação, elas não tomam o seu lugar.




Em nossa aliança como crentes nascidos de novo e cheios com o Espírito, nosso principal professor é o Espírito Santo e Ele nos foi enviado para nos guiar a toda verdade. Onde acaba a habilidade do homem, Ele nos dá o que nenhum homem pode dar.
Nossa aliança é diferente daquela que Deus deu aos santos do Antigo Testamento. Eles não eram nascidos de novo da maneira que você e eu entendemos o novo nascimento.


Era impossível para o Espírito Santo cumprir Seu ministério neles como Ele faz em nós. O espírito deles não era capaz de entender a “luz”, e eles também não tinham a nova natureza para que fosse possível ao Espírito Santo habitar neles.




Quando Jesus deu Suas instruções finais aos seus discípulos, antes de ascender aos Céus, Ele disse que o Espírito Santo habitava com eles, mas que logo Ele estaria dentro deles (João 14:16-17):




Eu rogarei ao Pai, e ele vos dará outro Consolador; a fim de que esteja para sempre convosco,
O Espírito da verdade, que o mundo não pode receber, porque não no vê, nem o conhece; vós o conheceis, PORQUE ELE HABITA CONVOSCO E ESTARÁ EM VÓS.


Os santos do Antigo Testamento eram na verdade homens e mulheres esperando que a promessa da cruz fosse cumprida neles, para que Deus pudesse vir e tirar deles a velha natureza e lhes dar uma nova que os libertasse do pecado.




Por milhares de anos os santos do Antigo Testamento viveram, esperaram e morreram e foram para um lugar chamado “Seio de Abraão”, que era um tipo de Céu para o Antigo Testamento. Lucas mencionou este lugar brevemente no capítulo 16:22:




Aconteceu morrer o mendigo e ser levado pelos anjos para o seio de Abraão...


Deus proveu este lugar confortável a eles enquanto esperavam a nova dispensação que os levaria à cruz.


Uma vez que Deus cumpriu as exigências da cruz, Ele pôde, então, ser capaz de lhes dar uma nova natureza que os libertasse do pecado, e permitisse que eles deixassem todas as sombras da Antiga Aliança.




Estes santos podiam, então, ir para o Céu propriamente dito e estarem na Presença de Deus.


O “Seio de Abraão” era o lugar para aqueles que aceitaram a promessa que Deus fez a Abraão, que em sua herança (que era Cristo) todas as nações da terra seriam abençoadas.


Qualquer um que morreu crendo naquela promessa esperou até que a cruz fosse cumprida, então, mais uma vez, os santos do Antigo




Testamento puderam habitar na presença de Deus. O que não era possível desde a queda de Adão e a morte espiritual da raça humana.




Você e eu nascemos sob a Nova Aliança e quando aceitamos a salvação, imediatamente Deus nos deu uma nova natureza.


Quando nós morrermos, porque temos uma nova natureza, não haverá um tempo de espera para nós.




Seremos introduzidos na presença de Deus, no Céu propriamente dito. É por isso que em Hebreus 11:39-40 quando Paulo estava falando sobre a diferença entre as duas alianças, ele disse:




Ora, todos estes que obtiveram bom testemunho por sua fé não obtiveram, contudo, a concretização da promessa: [Estes eram os santos do Antigo Testamento.]
Por haver Deus provido coisa superior a nosso respeito [o novo nascimento], para que eles, sem nós, não fossem aperfeiçoados. [Esta é nossa herança.].




Então pense em nossa aliança. Nós vivemos em uma dispensação do plano da redenção de Deus onde Ele é capaz de comunicar a experiência do novo nascimento ao nosso espírito.


Na criação da nossa nova natureza, Ele nos limpou tão completamente de nossos pecados que agora somos capazes de receber Seu Espírito Santo.




Em nossa nova natureza, nos tornamos tão puros e sem culpa à vista de Deus, que Ele é capaz de enviar o Espírito




Santo com toda Sua santidade e pureza para viver dentro de nós. O Espírito Santo se torna para nós o que nenhum homem é capaz de ser: o instrutor da nossa nova natureza, a sabedoria do nosso entendimento.




Em nossa aliança, o Espírito Santo é o nosso principal professor.


Através de nosso convite, Ele está pronto para pegar Seu ministério dentro de nós e nos guiar a toda verdade. Quando todos os pastores, mestres e instrutores tiverem feito o que devem fazer e mesmo os que exortam, tenham exortado, Ele nos dá o que nenhum homem pode. Ele é o ministro do nosso entendimento e o instrutor da nossa nova natureza. É por isso que João no capítulo 16:13-14 diz:


Quando vier, porém, o Espírito da verdade, ele vos guiará a toda a verdade; porque não falará por si mesmo, mas dirá tudo o que tiver ouvido e vos anunciará as coisas que hão de vir.
Ele me glorificará, porque há
de receber do que é meu e vo-lo há de anunciar...




Muitos cristãos não entendem o ministério do Espírito Santo como nosso professor. Quando nascemos de novo, nós recebemos uma nova natureza para que possamos entender as coisas espirituais, mas, na realidade, nós mesmos precisamos ser ensinados.
Somos pessoas individuais separadas do Espírito Santo. Ele é uma pessoa, nós somos outras. Nós não sabemos automaticamente tudo o que


Ele sabe só porque somos batizados Nele. Mas agora, temos a capacidade de sermos ensinados. Do mesmo jeito que uma pessoa transfere conhecimento a outra, o Espírito Santo deve também transferir Seu conhecimento a nós através do ensino e liderança.




Quando nascemos de novo, Deus removeu as trevas do nosso espírito e nos enviou o Mestre de todos os mestres para nos dar o que nenhum homem pode.




O que aconteceu em nosso espírito que nos fez capazes de entender coisas espirituais foi fenomenal. Podemos comparar isto com o fato de que poderíamos fazer um curso universitário de teoria da relatividade com um professor que fala japonês sem que entendêssemos japonês.




Nós não teríamos nenhuma idéia sobre o que ele estava falando ao sentarmos naquela sala de aula. Mas todos os estudantes japoneses o entenderiam porque eles nasceram naquela cultura. Para nós, pessoas que falam português, entendermos o que o professor japonês estaria falando, teríamos de entender a língua japonesa e sua cultura.


Por assim dizer, teríamos que nascer nesta cultura. Ministério


Verdadeiramente um milagre aconteceu quando nós nascemos de novo. Em apenas um momento, Deus fez o impossível. Ele tirou todas as trevas de nosso espírito e possibilitou o nosso entendimento da luz. (Colosssenses 1:13:
Ele nos libertou do império das trevas e nos transportou para o reino do Filho do seu amor.)




Uma pessoa que não nasceu de novo não tem capacidade de entender coisas espirituais, do mesmo modo que uma pessoa que nunca teve contato com a língua japonesa ou sua cultura não entenderia japonês.




Quando nós nascemos de novo, recebemos uma nova natureza e uma capacidade de entendermos coisas espirituais. Quando somos cheios com o Espírito Santo, recebemos o Professor e somos, então, capazes de entender coisas espirituais, na medida em que Ele revela os mistérios de Cristo. É por isso que Primeira Coríntios 2:14 diz,


Ora o homem natural não aceita as coisas do Espírito de Deus, porque lhe são loucura; e não pode entendê-las, porque elas se discernem espiritualmente.




Então aqui estamos nós, filhos de Deus nascidos de novo, com uma natureza que sabe e pode ser ensinada por Deus.


Mas nossa alma, a qual é nossa mente, vontade, emoções e intelecto, foi treinada somente por este mundo e não sabe como operar de outra maneira.




Deus deu a nossa alma algo que possa alimentá-la. Ele nos deu 66 livros cheios de Seus pensamentos.
Ele fez com que Sua Palavra, a Bíblia, nos fosse dada para que pudéssemos achar tudo o que o Espírito Santo estava tentando nos ensinar sobre Ela e reconhecer em nosso intelecto.


Temos aqui o Mestre de todos os mestres morando dentro de nós, tentando nos guiar a toda verdade, e Ele deseja que entreguemos nossa alma à meditação na Palavra de Deus.




A combinação da ministração de conhecimento e sabedoria do Espírito Santo para o nosso espírito e o nosso desejo de submeter nossa mente à Palavra de Deus em meditação resultará naquele tipo de transformação que mudará nossa vida para sempre.


Esta meditação nos colocará sobre uma rocha inabalável – a Palavra de Deus – e causará a transformação de nossa alma.








O processo de meditação nos dá grande coragem e sucesso para sermos capazes de enfrentar a vida e sermos capazes de conquistá-la.




Só existe uma coisa mais poderosa que a operação da nossa alma: a natureza do nosso espírito nascido de novo.




Mas quando começamos a sujeitar nossa alma à meditação na Palavra de Deus, temos todo poder da alma trabalhando para nós.


O erro mais comum que as pessoas cometem é não perceberem que A ALMA TEM O PODER DE NOS TRANSFORMAR ÀQUILO QUE A SUBMETERMOS.




Pouco eu sabia que quando seguisse o Espírito Santo nos princípios da meditação, ele me ensinaria o jeito mais efetivo de oferecer minha alma no altar da Palavra de Deus.




Neste processo, eu não estou apenas usando minha mente e intelecto, porque mesmo sendo efetivos, eles não são os únicos atributos da alma.




Eu ainda tenho que passar por mais dois atributos, porque se eu quero ultrapassar as limitações de tentar meditar apenas com a mente e o intelecto, terei que aprender como incorporar os outros dois atributos da alma: a minha vontade e emoções.




Existe uma diferença muito grande entre oferecer toda a nossa alma no altar da Palavra de Deus e apenas uma parte dela.




É como a diferença entre uma pessoa que quer aprender uma nova língua com uma fita cassete, comparando uma palavra em português com a outra da língua que se está tentando aprender, e uma criança de apenas cinco anos de idade deixada em um país estrangeiro que fala outra língua.




A criança será transformada pela língua daquele país em um ano.




Ela não tentará fazer isto conscientemente, pois sua alma tem o poder de assimilar toda aquela língua em um ano. Isto é assim porque ela estará usando todos os atributos da alma: sua mente, sua vontade, suas emoções e seu intelecto.




Agradeço a Deus pelo dia em que Ele me ensinou como meditar em Sua Palavra; pude entender que a minha alma tem o poder de me transformar naquilo que eu a submeter.


Do mesmo modo que uma criança, ao crescer, pode assimilar toda uma língua, existe um jeito de nos submetermos à Palavra de
Deus para que comecemos a meditar nela. Quando fazemos isto, estamos dando ao Espírito Santo o que Ele precisa para nos ensinar, nos guardar contra o engano e nos guiar a toda verdade.
A razão pela qual uma criança pode assimilar uma língua toda em um tempo muito curto é porque dia após dia sua alma está sendo sujeita a todos os aspectos daquela cultura. Por fim, a alma daquela criança absorverá toda a língua simplesmente por ligar automaticamente os lugares e as coisas com as palavras que as identificam. Isto acontece automaticamente.




Ela nem mesmo perceberá que isto está acontecendo, porque nossa alma é uma professora tão poderosa que acaba nos provendo toda a língua para nosso uso pessoal.


Do mesmo jeito que uma criança está cercada por todo ingrediente que precisa para aprender uma nova língua, não é óbvio que, se eu estivesse meditando sobre o livro de Efésios, eu não me cercaria de todo ingrediente, todo pensamento e todo versículo existente no livro? Eu faria isto se realmente quisesse que o Espírito Santo revelasse a mente de Cristo contida naquele livro para mim.
Seria o mesmo para cada livro, como Efésios, Colossenses, Hebreus; existe uma grande revelação direta da mente de Deus contidas nestas epístolas.




É óbvio que pelo jeito que nossa mente foi criada para assimilar as coisas, deve haver uma maneira de ter acesso à Palavra de Deus para recebermos toda a mente de Deus que está em cada epístola.


Existe uma maneira, e, se você me seguir atentamente, você nunca mais será o mesmo, porque a fé só vem através de uma maneira.
A fé não vem através de nossas idéias pré-estabelecidas, mas por ouvir e ouvir a Palavra de Deus.




As pessoas me perguntaram como se medita na Palavra de Deus e eu lhes falo que é preciso pegar um livro como, por exemplo, Efésios ou Provérbios e lê-lo inteiramente, cuidadosamente e constantemente, do começo ao fim, quarenta ou cinqüenta vezes.


Eles devem reconhecer o pensamento que está em cada versículo antes de irem para o próximo. Eu lhes digo que se perceberem que estão desatentos, lendo os versículos rapidamente, devem voltar ao último versículo que lembram terem absorvido mentalmente, recomeçando a partir dele. Este é um passo importante a nos condicionarmos a fim de nos livrarmos da distração e desenvolvermos nosso poder de concentração.




Às vezes as pessoas me olham assim, “O que você quer que eu faça???” O que elas não entendem é que estariam aplicando os mesmos princípios que uma pessoa que quer aprender uma nova língua aplicaria, por se sujeitar dia e noite à cultura daquela nova língua.
Por exemplo, quando alguém anda com um copo de água, dia após dia dizendo water, palavra inglesa que quer dizer água, sua mente assimila a ação com a palavra.


Não vai demorar muito para que a associação automaticamente se apodere da língua.


O que nos faz pensar que nossa mente não opera do mesmo jeito quando começamos a submetê-la ao livro de Efésios, lendo-o cinqüenta vezes? A idéia geral do livro irá automaticamente começar a aparecer na parte de nós onde a meditação acontece.
Ao observar um pintor pintando um quadro, percebi que a cada pincelada ficava mais claro para mim o que o quadro seria.


Cada versículo do livro de Efésios é uma pincelada, um pensamento próprio, que contribui invariavelmente para o quadro completo.


Por nos sujeitarmos repetidas vezes a todo o quadro que está no livro de Efésios, simplesmente lendo-o repetidas vezes do começo ao fim, nossa mente e espírito irão automaticamente assimilar as verdades. Isto acontece do mesmo jeito que a mente é capaz de fazer a associação entre a palavra “water” e água.


Nossa mente e espírito pegam cada versículo do livro de Efésios e automaticamente os colocam juntos para nos dar toda a revelação.


Devido à maneira com que a nossa mente opera, quanto mais nós lemos com persistência uma epístola do começo ao fim, mais clara fica toda a revelação.


Cada versículo é um pensamento, uma pincelada que o pintor dá, indo em direção à construção total da imagem do quadro. Nossa alma é criada para unir automaticamente todas estas coisas, do mesmo jeito que pinceladas se unem e formam um quadro.


Deste modo, nós nos equipamos para a meditação de dia e de noite, o tipo que automaticamente assimila a mente de Cristo que está em certa passagem ou em um livro inteiro.


Quando isto acontece, nós começamos a entender todos aqueles versículos que não têm sentido quando estão separados do contexto.




É a coisa mais gloriosa quando isto começa a acontecer.


As pessoas vêm correndo até mim dizendo, “Não acredito, eu estava lendo pela 21ª vez o livro de Provérbios (ou outro qualquer), e de repente este versículo que não significava nada para mim, se abriu, e eu entendi o que ele quer dizer!”




Quando isto acontece, o respeito mais profundo dentro de nós pela Palavra de Deus começa a se desenvolver.


Precisamos entender que uma epístola como Efésios ou Filipenses são conquistas coroadas de um homem como o Apóstolo Paulo no auge de seus cinqüenta anos de sabedoria e ministério.


Deus pegou toda a vida de Paulo, todas as coisas que ele tenha dito ou feito e os condensou em poucos livros e capítulos.


Precisamos nos aproximar com respeito destes livros. Meu amigo, a sua vida deve ser cheia de profundo respeito pela Palavra de Deus com sua meditação. Prospere e esteja bem de saúde, assim como a sua alma prospera.












Wagner Lize Pesil, Ministro da Nova Aliança, Músico e Escritor.
Juntamento com sua esposa Lize desenvolve o chamado na área de ensino e dicipulado, tendo como objetivo ajudar os irmãos a desenvolverem um relacionamento pessoal com o Senhor Jesus Cristo
Através da:
Oração no Espírito Santo
Jejum
Meditação na Palavra
Louvor e Adoração


Fundador do Ministério Novo Nascer e ASCEC “Assessoria e Consultoria de Empreedimentos Cristãos”- que promove seminários “A VIDA NO ESPÍRITO” em Hotés e Teatros.


É divulgador dos Ministérios de Bernard William Snelgrove e Dave Roberson – visão Vida no Espírito.

Nenhum comentário:

Fale Conosco