Seguidores

domingo, 1 de novembro de 2009

A IMPORTÂNCIA DA REVELAÇÃO (ENSINO EXTRAIDO DO LIVRO WAGNER LIZE)




A IMPORTÃNCIA DA REVELAÇÃO (ENSINO LIVRO)




As quais também falamos, não com palavras de sabedoria humana, mas com as que o Espírito Santo ensina, comparando as coisas espirituais com as espirituais.



I CO. 2:13



Todo o contexto do capítulo 2 de primeiro aos coríntios Paulo está falando do mistério oculto ou escondido que na plenitude dos tempos seriam revelados ao crentes que andariam no Espírito.







Paulo faz uma diferença entre a sabedoria humana e a sabedoria de Deus,







No versículo 13 do capítulo 2, ele cita uma frase talvez desapercebida por muitos;



- (...com as que o Espírito Santo ensina). Ensina o que?



Palavras de sabedoria! Ou seja; O mistério escondido do qual Paulo fala nada tem a ver com a sabedoria humana; Em outras palavras, nenhum sábio deste mundo por mais notável que seja, poderia entender o que ele estava querendo dizer.







Agora observe; este mesmo mistério poderia ser facilmente compreendido pelo mais simples dos crentes nascido de novo em Jesus.



Então qual era o segredo?



Paulo responde;



-(...com as que o Espírito Santo ensina)v.13







Cabe ao Espírito de Deus ensinar cada crente nascido de novo à caminhada no espírito.







Ele revelará cada assunto em sua Palavra.



Que trarão crescimento e estrutura pessoal e coletiva para o corpo de Cristo, de que forma?



(... comparando as coisas espirituais com as espirituais.



I CO. 2:13).



Seu caminhar nessa nova etapa em Cristo, bem como seu



chamado ou até mesmo em seu cotidiano normal como trabalho, família, etc. Serão dentro dessa revelação do qual o espírito lhe ensina, não será apenas para lhe mostrar segredos da sua Palavra ou dons e ministérios, mas a também seu dia adia aqui na terra.







É nesse capítulo que Paulo nos ensina que nós temos a mente de Cristo, nossa herança que nos foi dada gratuitamente, e muito mais.







Ande no espírito, receba revelações em seu íntimo, ore no espírito, pois isso lhe dará mais intimidade com as orientações que Ele tem para você, o louve por tudo que você é tem e pode em Cristo, e então você experimentará o mais alto nível de uma caminhada em revelação da perfeita vontade de Deus para a sua vida.







(... comparando as coisas espirituais com as espirituais.



I CO. 2:13).







Vivemos dias em que se prega um evangelho de diferenças e interesses pessoais que trazem danos e prejuízos ao corpo de Cristo.







Um evangelho que prostitui o caráter de Deus e sua Palavra.







Alguns pregam que doenças e moléstia fazem parte da vontade e plano de Deus para o crescimento de sua igreja.



Outros refutam tal idéia, e ensinam que o reino de Deus já está disponível para aqueles que nasceram de novo e podem desfrutar já e agora das bênçãos do céu aqui na terra.



Eu pergunto:



Como saber a verdade?







Graça a Deus pela sua Palavra e seu Espírito que nos assiste em nossas fraquezas. Rm 8:26-27.







(E da mesma maneira também o Espírito ajuda as nossas fraquezas; porque não sabemos o que havemos de pedir como convém, mas o mesmo Espírito intercede por nós com gemidos inexprimíveis).







Agora observe:







( E aquele que examina os corações sabe qual é a intenção do Espírito; e é ele que segundo Deus intercede pelos santos).







O papel do Espírito é orar por nós segundo o plano perfeito de Deus para nossa caminhada aqui na terra.







E também nos revelar Sua palavra sem a interferência de dogmas e costumes de Homens.







Note o que Pedro nos ensina:







(Sabendo primeiramente isto: que nenhuma profecia da Escritura é de particular interpretação. 2Pe. 1:20,21







Aqui Pedro descarta qualquer possibilidade de se interpretar a Palavra pelo conhecimento meramente humano.











(Porque a profecia nunca foi produzida por vontade de homem algum, mas os homens santos de Deus falaram inspirados pelo Espírito Santo). 2Pe. 1:20,21.







O Espírito inspirando o homem e capacitando-o a escrever divinamente Sua Palavra da forma original e sem intervenção do homem em suas aspirações.







(Porque a profecia nunca foi produzida por vontade de homem algum). 2Pe. 1:20,21







(mas os homens santos de Deus falaram inspirados pelo Espírito Santo).







Quando vemos hoje de forma lamentáveis várias interpretações do mesmo texto por mestres eleitos segundo os homens, é evidente que não falamos a mesma coisa sobre o que Deus diz.







Há um princípio na igreja de atos a ser seguido por nós hoje.







(E perseveravam na doutrina dos apóstolos, e na comunhão, e no partir do pão, e nas orações). Atos 4.2







A perseverança na doutrina (ensinamento) dos apostolo fez da primeira igreja saudável e pura em sua caminhada aqui neste mundo.







Qualquer sinal de mistura ou interpretação equivocada era corrigida e ajustada à verdade revelada e fundamentada pelos Apóstolos.







Observe o que o Apostolo Paulo ensina sobre o assunto:



(Segundo a graça de Deus que me foi dada, pus eu, como sábio arquiteto, o fundamento, e outro edifica sobre ele; mas veja cada um como edifica sobre ele.







...Porque ninguém pode pôr outro fundamento além do que já está posto, o qual é Jesus Cristo). I Co.3:10,11.







E ainda diz:







(Mas faço-vos saber, irmãos, que o evangelho que por mim foi anunciado não é segundo os homens.



Porque não o recebi, nem aprendi de homem algum, mas pela revelação de Jesus Cristo). Gl 1.11,12.







A doutrina dos Apóstolos ou fundamentos tem como base os ensinamentos, vida, morte e ressurreição de Jesus.







A morte de Jesus não apenas nos salvou, mas nos deu vida em Deus para herdarmos sua justiça e posição de filhos herdeiros assentados com ele em glória.







Deus em Cristo na cruz não só destruiu nossos pecados, mas também nossas misérias e pobreza, bem como nossas maldições, nos doando vida plena em Cristo.







Saber o fundamento e doutrina correta dos Apóstolos só é possível mediante a revelação do Espírito de Deus em nosso espírito recriado, de outra forma, somos enganados a pregar e nos enredar em toda sorte de doutrinas que nada tem a ver com Deus e sua Palavra.







Para que não sejamos mais meninos inconstantes, levados em roda por todo o vento de doutrina, pelo engano dos homens que com astúcia enganam fraudulosamente.



Ef. 4:14.







A Palavra pura e verdadeira é confirmada pelo Espírito em nosso íntimo, o mistério escondido deixa de ser oculto para ser revelado em nós agora, e quando algo que parece ser verdadeiro e espiritual para nós, passará pela comparação do Espírito e da mente de Cristo para o nosso espírito e mente renovada comparando coisas espirituais com as espirituais. I CO. 2:13).








Esse evangelho revelado por Jesus a Paulo é o mesmo revelado a nós hoje.







O espírito que ensinava Paulo é o mesmo que nos ensina hoje também!







Jesus ensina isso:







Ele, respondendo, disse-lhes: Porque a vós é dado conhecer os mistérios do reino dos céus, mas a eles não lhes é dado). Mt. 13:11.







Este é o mesmo mistério dito por Paulo em 1 Co. 2:7,10.







Mas falamos a sabedoria de Deus, oculta em mistério, a qual Deus ordenou antes dos séculos para nossa glória;







Mas Deus no-las revelou pelo seu Espírito; porque o Espírito penetra todas as coisas, ainda as profundezas de Deus.







O mistério que esteve oculto desde todos os séculos, e em todas as gerações, e que agora foi manifesto aos seus santos;) I Cl. 1:26





O Ministério da Fé e a Consciência







Guardando o mistério da fé numa consciência pura). I Tm. 3:9.







Há diversas maneiras de o Senhor Deus nos guiar. Mas eu quero me ater à maneira mais comum;







O TESTEMUNHO INTERIOR. Observe: 1 Paulo, fixando os olhos no Sinédrio, disse: “Meus irmãos, tenho cumprido meu dever para com Deus com toda a boa consciência, até o dia de hoje”.







Atos 23.1 Em varias passagens como esta, Paulo nos ensina como funciona o testemunho interior. Ele fará uma relação da direção de Deus com a obediência a sua própria consciência.







1 Paulo, fixando os olhos no Sinédrio, disse: “Meus irmãos, tenho cumprido meu dever para com Deus... Note que ele relaciona seu dever a cumprir; a sua BOA CONSCIÊNCIA. Em outras palavras, havia uma missão a ser cumprida na vida do apóstolo! E a maneira de se saber como proceder nesta missão, seria dado de forma detalhada e passo a passo, pouco a pouco na consciência do apóstolo. ...tenho cumprido meu dever para com Deus... ... com toda a boa consciência, até o dia de hoje”.







Atos 23.1 A expressão “até o dia de hoje” nos mostra como era, o dia a dia, de Paulo. Dia após dia, a consciência lhe dava instruções de como proceder. “... tenho cumprido meu dever...”v.1 A frase citada acima, nos dá um modelo da vida de Paulo. • Há um dever a ser cumprido. (PLANO) • A consciência o leva a cumprir o plano. (DIREÇÃO TESTEMUNHO INTERIOR). • Até o dia de hoje. (DO PRINCÍPIO AO FIM DO CHAMADO). A VOZ DO HOMEM INTERIOR A partir do momento em que você nasceu de novo, seu novo espírito passou a ter uma voz, esta voz é a voz da sua consciência! Observe: “Porque todos os que são guiados pelo Espírito de Deus, esses são filhos de Deus. “O mesmo Espírito testifica com o nosso espírito que somos filhos de Deus.







Rm. 8:14,16. O v.14 diz que todo filho de Deus é guiado por Deus. “Porque todos os que são guiados pelo Espírito de Deus, esses são filhos de Deus”. Ou seja: Ao receber Jesus em sua vida, você nasceu na família de Deus, e a partir de então você pode ser dirigido pelo Espírito do próprio Deus.




Veja o que diz João: “Mas, a todos quantos o receberam, deu-lhes o poder de serem feitos filhos de Deus, aos que crêem no seu nome”. Jô 1.12 Você é filho! E pode a partir de agora receber testemunhos (direções) em seu espírito.











E de que forma? “O mesmo Espírito testifica com o nosso espírito que somos filhos de Deus”. Rm. 8:14,16. “O mesmo Espírito testifica...” o Espírito de Deus dá testemunhos (direções) ao seu espírito (e seu espírito tem uma voz chamada consciência e dará entendimento de como proceder em qualquer situação). ... O mesmo Espírito testifica...! Vamos dar alguns exemplos do próprio apostolo







Paulo sobre testemunho interior e a voz da consciência. • Por isso procuro sempre conservar minha consciência limpa diante de Deus e dos homens. At:24.16 • ...pois mostram que as exigências da Lei estão gravadas em seu coração.







(Disso dão testemunho também a sua consciência e os pensamentos deles, ora acusando-os, ora defendendo-os.) Rm 2:15 • Digo a verdade em Cristo, não minto; minha consciência o confirma no Espírito Santo: Rm. 9.1 • .Embora em nada minha consciência me acuse, nem por isso justifico a mim mesmo; o Senhor é quem me julga.







I Co. 4.4 • 12 Este é o nosso orgulho: A nossa consciência dá testemunho de que nos temos conduzido no mundo, 2 Co. 1.12 • O objetivo desta instrução é o amor que procede de um coração puro, de uma boa consciência e de uma fé sincera. 1 Tm 1.5 Estes são apenas alguns exemplos para você meditar, procure por outros, adquira uma boa concordância bíblica e ore para que o Espírito lhe ensine sobre este assunto.







A INSTRUÇÃO DE PAULO A TIMÓTEO “Timóteo, meu filho, dou-lhe esta instrução, segundo as profecias já proferidas a seu respeito, para que, seguindo-as, você combata o bom combate, mantendo a fé e a boa consciência que alguns rejeitaram e, por isso, naufragaram na fé’. 1Tm: 1:18,19. Gosto muito da tradução Revista e Atualizada de João de Almeida que diz: 1.18







(Este é o dever de que te encarrego, ó filho Timóteo, segundo as profecias de que antecipadamente foste objeto: combate, firmado nelas, o bom combate, ________________________________________ (1.19 mantendo fé e boa consciência, porquanto alguns, tendo rejeitado a boa consciência, vieram a naufragar na fé.)











Paulo instrui a Timóteo a respeito das profecias do qual ele havia sido objeto, e de como ele a haveria de proceder. • Havia um plano a ser seguido, que foi profetizado para o chamado de Timóteo. • Timóteo deveria combater o bom combate. • O bom combate era manter a FÉ E BOA CONSCIÊNCIA. • Fé nas profecias do qual ele havia sido objeto. • Boa Consciência na direção do Espírito. • A Boa Consciência (instrução espiritual) e andar segundo esta direção (Fé) o levariam a cumprir sua chamada segundo a perfeita vontade de Deus para sua vida! Mas observe: “mantendo a fé e a boa consciência que alguns rejeitaram e, por isso, naufragaram na fé’. 1Tm: 1:18,19”. • Paulo diz que muitos naufragaram na Fé por: • Rejeitar a Fé. •



Rejeitar a Boa Consciência.







Você só pode andar em fé, e cumprir seu chamado, se você entender estas instruções! A instrução dada por Paulo não cabe somente a Timóteo, mas a mim e também a você.







Toda vida de um homem é pautada sobre seu chamado para aquilo no qual veio para este mundo. Note: “PORTANTO nós também, pois que estamos rodeados de uma tão grande nuvem de testemunhas, deixemos todo o embaraço, e o pecado que tão de perto nos rodeia, e corramos com paciência a carreira que nos está proposta”, Hb:12.1







Existe da parte de Deus para cada filho seu na terra uma carreira proposta! ou seja, um chamado, uma missão, um ministério.







O próprio apostolo Paulo nos ensina que há cinco ministérios, nove dons, e oito operações. E que nos somos chamados para atuar em um, ou em outro! Em Romanos capítulo 12: 1-8. diz: “3 Por isso, pela graça que me foi dada digo a todos vocês: Ninguém tenha de si mesmo um conceito mais elevado do que deve ter; mas, ao contrário, tenha um conceito equilibrado, de acordo com a medida da fé que Deus lhe concedeu. 4 Assim como cada um de nós tem um corpo com muitos membros e esses membros não exercem todos a mesma função, 5 assim também em Cristo nós, que somos muitos, formamos um corpo, e cada membro está ligado a todos os outros. 6 Temos diferentes dons, de acordo com a graça que nos foi dada. Se alguém tem o dom de profetizar, use-o na proporção da sua fé. 7 Se o seu dom é servir, sirva; se é ensinar, ensine; 8 se é dar ânimo, que assim faça; se é contribuir, que contribua generosamente; se é exercer liderança, que a exerça com zelo; se é mostrar misericórdia, que o faça com alegria”. Embora trate dos chamados neste capítulo, não é isso que quero compartilhar com você no momento. o verso 3 diz: “ Por isso, pela graça que me foi dada digo a todos vocês: Ninguém tenha de si mesmo um conceito mais elevado do que deve ter; mas, ao contrário, tenha um conceito equilibrado, de acordo com a medida da fé que Deus lhe concedeu”. Para qualquer chamado e operações dentro do reino de Deus, existe uma capacitação dada pelo próprio Deus.











Esta capacitação Paulo a chama de medida de Fé. Com esta medida de Fé é possível mover montanhas. Ela é suficiente para você cumprir sua carreira proposta, seu chamado aqui na terra. • Tenha um conceito equilibrado... V.3 O conceito equilibrado é não ir além do que Deus te chamou. E como fazer para não ultrapassar? • Mantendo a boa Consciência e a Fé! • Assim se combate o Bom Combate! Agora sim fechamos o assunto em parte com a instrução de Paulo a Timóteo. Para você não pensar de si mesmo além do que convém, e não naufragar na fé como alguns, de que forma? REJEITANDO A BOA CONSCIÊNCIA E O PROCEDER SEGUNDO AS DIREÇÕES DADAS A ELA OU SEJA, OS (PROCEDIMENTOS DE FÉ).







“Timóteo, meu filho, dou-lhe esta instrução, segundo as profecias já proferidas a seu respeito, para que, seguindo-as, você combata o bom combate, mantendo a fé e a boa consciência que alguns rejeitaram e, por isso, naufragaram na fé’. 1Tm: 1:18,19. “O objetivo desta instrução é o amor que procede de um coração puro, de uma boa consciência e de uma fé sincera”. 1 TM;1.5







O contexto deste versículo é a instrução de Paulo sobre “Advertências contra Falsos Mestres da Lei” é sobre estes que o apostolo se refere sobre naufragar na Fé por rejeitarem a Boa consciência e a prática da Fé sincera! Neste ponto você já sabe que para ser guiado pelo Espírito de Deus sua consciência restaurada é um porto segura pra dar passos corretos.







O proceder por este testemunho interior que denominamos de Fé sincera diante de Deus. Claro que há outras maneiras de Deus guiar seu povo, mas estamos nos atendo na mais comum, o testemunho interior. Em outra ocasião falaremos do coração como direção.







O TESTEMUNHO DE JESUS O exemplo que darei agora é bastante simplista daquilo que o Espírito me ensinou, mas servirá para lhe dar base das direções do Espírito. EM JOÃO 5:19 Jesus lhes deu esta resposta: “Eu lhes digo verdadeiramente que o Filho não pode fazer nada de si mesmo; só pode fazer o que vê o Pai fazer, porque o que o Pai faz o Filho também faz. • Só pode fazer o que vê o Pai fazer... • Eu lhes digo verdadeiramente que o Filho não pode fazer nada de si mesmo; EM João 14:10 Você não crê que eu estou no Pai e que o Pai está em mim? As palavras que eu lhes digo não são apenas minhas. Ao contrário, o Pai, que vive em mim, está realizando a sua obra. Jesus é o exemplo de como podemos andar pela direção. Note: • Jesus não podia curar • Jesus não podia fazer milagres • Jesus não podia ressuscitar morto • Jesus não podia expulsar demônios • Jesus não podia nada! Soa para você de forma herética? Creio que sim! Mas observe, Jesus só faria aquilo que Deus o orientava a fazer! Ele mesmo diz: • “Eu lhes digo verdadeiramente que o Filho não pode fazer nada de si mesmo; • Só pode fazer o que vê o Pai fazer, porque o que o Pai faz o Filho também faz. João 5:19 O processo pelo qual Jesus andava é o mesmo que se dá á nós! A operação do Espírito com relação a Jesus se dava em seu espírito humano, tal como nós! Imagens eram feitas em seu subconsciente, ou consciência, daquilo que Deus estava operando, ou seja, Jesus tinha as imagens do Próprio Deus operando, certo dessas imagens ele mesmo agiria ou procediria segundo aquela direção! • “Eu lhes digo verdadeiramente que o Filho não pode fazer nada de si mesmo; • Só pode fazer o que vê o Pai fazer, porque o que o Pai faz o Filho também faz. João 5:19 Você entende agora? Vamos continuar: EM João 14:10 Você não crê que eu estou no Pai e que o Pai está em mim? As palavras que eu lhes digo não são apenas minhas. Ao contrário, o Pai, que vive em mim, está realizando a sua obra. • As palavras que eu lhes digo não são apenas minhas. Ao contrário, o Pai, que vive em mim, está realizando a sua obra. Jesus também diz que as palavras ditas por Ele não viam de si, mas do Pai. • Este é o nosso orgulho: A nossa consciência dá testemunho de que nos temos conduzido no mundo, 2 Co. 1.12 Você entende agora o que Paulo estava querendo dizer? Ele continua: • Digo a verdade em Cristo, não minto; minha consciência o confirma no Espírito Santo: Rm. 9.1 • Minha consciência o confirma no Espírito Santo. O que Paulo estava querendo dizer é que a forma de Deus operar pelo testemunho interior é o mesmo para Jesus, para Paulo, para o Wagner, para você, para todos! Deus nos guiará pelo nosso espírito, pela voz do nosso homem interior. PROVÉRBIOS 20.27 O espírito do homem é a lâmpada do Senhor, e vasculha cada parte do seu ser. ROMANOS 8:14-6. 14 porque todos os que são guiados pelo Espírito de Deus são filhos de Deus. 15 Pois vocês não receberam um espírito que os escravize para novamente temerem, mas receberam o Espírito que os adota como filhos, por meio do qual clamamos: “Aba, Pai”. 16 O próprio Espírito testemunha ao nosso espírito que somos filhos de Deus. 1 JOÃO 5:10 Quem crê no Filho de Deus tem em si mesmo esse testemunho. Quem não crê em Deus o faz mentiroso, porque não crê no testemunho que Deus dá acerca de seu Filho. JOÃO 14.16,17. E eu pedirei ao Pai, e ele lhes dará outro Conselheiro para estar com vocês para sempre, O Espírito da verdade. O mundo não pode recebê-lo, porque não o vê nem o conhece. Mas vocês o conhecem, pois ele vive com vocês e estará em vocês. JOÃO 16:13. Mas quando o Espírito da verdade vier, ele os guiará a toda a verdade. Não falará de si mesmo; falará apenas o que ouvir, e lhes anunciará o que está por vir. A CONSCIÊNCIA HEBREUS 9.8,11,14. 8 Dessa forma, o Espírito Santo estava mostrando que ainda não havia sido manifestado o caminho para o Santo dos Santos enquanto permanecia o primeiro tabernáculo. 9 Isso é uma ilustração para os nossos dias, indicando que as ofertas e os sacrifícios oferecidos não podiam dar ao adorador uma consciência perfeitamente limpa. 11 Quando Cristo veio como sumo sacerdote dos benefícios agora presentes, ele adentrou o maior e mais perfeito tabernáculo, não feito pelo homem, isto é, não pertencente a esta criação. 14 quanto mais o sangue de Cristo, que pelo Espírito eterno se ofereceu de forma imaculada a Deus, purificará a nossa consciência de atos que levam à morte, para que sirvamos ao Deus vivo! Volto a lhe perguntar? Sua consciência é um guia seguro? Sim! Se você se tornou um novo homem, sim! Sua consciência é a voz do seu homem interior falando com você sobre o proceder em Deus. Em fim: Paulo, fixando os olhos no Sinédrio, disse: “Meus irmãos, tenho cumprido meu dever para com Deus com toda a boa consciência, até o dia de hoje”. Atos 23.1




Nenhum comentário:

Fale Conosco