Seguidores

domingo, 1 de maio de 2011

A Origem do Espírito Humano e Sua Natureza
por Natan Rufino
O conteúdo deste texto é o resumo de uma mensagem que foi ministrada nas duas edições da Conferência de Ministros Verbo da Vida 2009: Nordeste e Sudeste.
O assunto, algumas vezes chamado "pneumatologia" ou até mesmo "origem da alma", tem sido tema de interesse de muitos pregadores e estudiosos renomados ao longo dos anos. Os assim chamados pais da igreja, pais apostólicos, e outros cristãos antigos já mencionavam suas convicções ou indagações a este respeito.
Foi exatamente a respeito deste tema que fui encubido da responsabilidade de ministrar para os que estiveram presentes no ano de 2009 nas conferências do nordeste e sudeste. Obviamente que aqui não colocarei todos os pontos ou argumentos necessários para a devida compreensão daquilo que foi ministrado na ocasião, mas deixarei o esboço da mensagem para apreciação dos meus irmãos que amam a palavra de Deus.
Em Gênesis 2.7 está escrito que Deus formou o homem do pó da terra, soprou em suas narinas o fôlego da vida e este passou a ser. Três pontos sutis, mas interessantes de se notar: "formou", "soprou", "passou a ser".
Gênesis 2.21-24 mostra com certa explicitação de detalhes a criação da mulher: a costela do homem foi transformada numa mulher (verso 22), e Adão acrescentou: "osso dos ossos, carne da carne" (verso23) e no versículo 24 o texto nos mostra que os dois tornaram-se uma só carne, o que passou a ser o modelo para todos os próximos relacionamentos humanos de sexos opostos por meio da união do casamento.
Certa vez, um dos meus amigos pregadores usou este texto para dizer que a passagem não mencionava Deus soprando nas narinas de Eva da mesma forma como fizera com Adão e que, por isso, poderíamos entender que o espírito de Eva estava dentro do espírito de Adão e quando Deus tomou sua costela para formar a mulher, o espírito de Eva já teria vindo junto com a costela.
Eu sei que pode parecer engraçado quando apresentado desta forma, mas com uma abordagem mais séria e em tom um pouco mais eloquente, você até se emocionaria em pensar que isso mostra a importância de alguém casar-se com sua "alma gêmea evangélica", cujo espírito estaria originalmente dentro do "seu par" e que somente com a ajuda e direção de Deus os dois poderiam reunir-se novamente a exemplo do que Deus teria supostamente feito com Adão e Eva.
Bom, o fato é que o último texto que vimos enfatiza unicamente o lado físico da criação da mulher. Lembre-se das palavras: "costela, carne, osso, ossos, uma só carne, etc". Não existe razão para acreditarmos que o espírito da mulher não tenha tido sua origem exatamente como o do homem.Para usar a mesma linguagem figurativa diríamos: "Deus soprou em suas narinas". O fato do corpo de Eva não ter vindo diretamente da terra, mas de Adão, não impossibilita o milagre divino do seu espírito ter vindo de Deus, assim como também acontecera com o homem.
O corpo vem da terra, é terreno, em nosso caso poderíamos dizer "vem dos pais", mas o espírito, vem de Deus.
Quando chegamos em 1 Tessalonicenses 5.23, lemos que o "Deus da paz nos santifique em tudo" e em seguida ele fala o que é este tudo: "espírito, alma e corpo". Isto é tudo que constitui o gênero humano. Nem mais, nem menos.
Uma das declarações mais acertadas que se pode fazer acerca das Escrituras é que a Bíblia é uma revelação progressiva. Revelação progressiva e não "Criação progressiva!". Adão era um ser constituido por espírito, alma e corpo. Eva era consituída por espírito, alma e corpo. Só porque o livro de Gênesis não usa os mesmos termos que Paulo utilizou para se referir à constituição da natureza humana, não significa que eles não tenham sido feitos assim desde o princípio!
Deus não foi criando as partes do homem ao longo dos anos até chegar em sua totalidade a tempo de escrever sobre isso no Novo Testamento. O homem fora criado completo, desde o seu primeiro instante de existência! A revelação do que Deus fez é que chegou depois, por isso eu gosto de dizer que não há uma criação progressiva, e sim, uma revelação progressiva!
Acredito que quando a Bíblia diz que Deus "formou", "soprou" e o homem "passou a ser", ela está fazendo uma referência típica, para a época em que este texto fora escrito, ao que Paulo posteriormente chamaria de corpo, de espírito e de alma.
Se unirmos as declarações de Tessalonicenses e Gênesis para a compreensão da natureza humana, veremos uma única verdade e chegaremos a uma conclusão inevitável: o homem foi feito por Deus espírito, alma e corpo! Ele não se tornou isso depois, ele não passou a ser assim depois. O ser humano foi criado assim! O corpo Deus o formou da terra. O espírito Deus osoprou de dentro de si, e a alma do homem passou a ser depois da união destes dois outros elementos.
Dito isto, podemos declarar que o homem fora feito por Deus para experimentar uma dualidade em sua extiência: possuidor de uma realidade espiritual e outra material, o ser humano, desde o princípio, fora designado para conviver com as realidades destes dois mundos. E é muito importante que entendamos o que significa dizer que o homem tinha uma natureza terrena desde o princípio.
Adão estava em comunhão com Deus, mas o que muitas vezes não entendemos é que por alguém estar em comunhão com Deus isso não o impede de ser tentado. Outro ponto importante a ser compreendido é que o fato de alguém ser tentado, não faz com que essa pessoa seja considerada pecadora. Afinal, não é pecado ser tentado! Adão era tentado mesmo antes de cometer o seu primeiro pecado. Você consegue entender isso? Pense um pouco: Jesus era tentado e nem por isso era pecador. Ser tentado, não é pecado! É aqui onde algumas pessoas se perdem ao tentar traçar um histórico doutrinário sobre a natureza espiritual caída do homem.
O homem estava em comunhão com Deus, vivo espiritualmente, ainda assim, era tentado normalmente mesmo sem ter cometido qualquer pecado. Quando Adão cedeu à tentação, não resistindo aos apelos de sua natureza terrena, foi que a cmunhão com Deus fora quebrada, e perdendo a ligacão com o Senhor, passou a estar espiritualmente morto.
A humanidade fora condenada a estar longe do "caminho da árvore da vida" e desde então cada nova pessoa humana ao nascer estava destinada a crescer em estatura sem crescer em graça, crescendo fisicamente, sem crescer espiritualmente.  O espírito de cada nova pessoa continuaria vindo de Deus, mas sem a anterior comunhão com a luz da vida, a pessoa não teria como crescer espiritualmente sendo sufocada em um mundo onde Satanás se tornara deus.
Paulo menciona algo em Romanos que se relaciona com o que estamos dizendo aqui: "assim como por um só homem entrou o pecado no mundo, e pelo pecado, a morte, assim também a morte passou a todos os homens, porque todos pecaram". Romanos 5.12
Observe bem: "Assim como pelo pecado entrou a morte, assim também, a morte passou a todos os homens, porque todos pecaram”. A semelhança do que aconteceu com Adão, aconteceu com todos. “Assim como” foi com Adão, “assim também” foi com todos. Adão pecou, Adão morreu. Todos pecaram, todos morreram. Dizer que “todos pecaram” é diferente de dizer que “todos NASCEM pecadores”. O homem peca, por isso morre. O homem não nasce espiritualmente morto, ainda que nasça para morrer, desde o dia em que a humanidade fora condenada.
Há muitos textos que de uma forma ou de outra se relacionam com estas verdades que citamos aqui, quero mencionar alguns deles para que tenhamos fundamentação bíblica sobre o assunto:
Efésios 4.17-19- Isto, portanto, digo e no Senhor testifico que não mais andeis como também andam os gentios, na vaidade dos seus próprios pensamentos, obscurecidos de entendimento, alheios à vida de Deus por causa da ignorância em que vivem, pela dureza do seu coração, os quais, tendo-se tornado insensíveis, se entregaram à dissolução para, com avidez, cometerem toda sorte de impureza.
Observe os pontos importantes para o nosso contexto:
“Não mais andeis como os gentios” é uma declaração que nos mostra três situações diferentes: primeiro, que esses crentes já andaram da forma que Paulo os adverte a não repetir. Segundo, que no momento em que Paulo escreve para eles, eles não estão se comportando mais daquela forma antiga. Terceiro, que existe uma possibilidade destes crentes voltarem a andar como andavam antes.
Paulo está comparando os crentes com os do mundo e diz que os irmãos não devem voltar ao mesmo estado de antes, e ao falar sobre a situação deles, Paulo desenvolve o raciocínio de forma bastante interessante: “eles estão alheios à vida de Deus, pela dureza do coração, os quais, tendo-se tornado insensíveis...”. Paulo diz que a vida que os gentios têm é uma conseqüência da dureza de seus corações e do fato de “terem se tornado insensíveis”.
Só fica insensível quem tem sensibilidade. Estes gentios a respeito dos quais Paulo fala, eram crianças, cidadãs do reino de Deus, como todos os outros. Nasceram numa situação igual a dos demais: o corpo veio dos pais, o espírito veio de Deus. Estavam espiritualmente vivos e em comunhão com Deus. Não possuíam uma natureza pecaminosa em seus corações, por mais que sua natureza terrena os tentasse a pecar. Mas, a medida que foram crescendo neste mundo e aguçando suas faculdades mentais para a sobrevivência neste ambiente, “tornaram-se insensíveis” e seus corações “endureceram”. Cresceram por fora e atrofiaram por dentro. Cresceram em estatura mas  se afastaram da graça.
O texto a seguir é a continuação do resumo desta mensagem feito pelos colaboradores do Portal Verbo da Vida, que está sendo explanada um pouco mais detalhadamente nesta página. Voltarei em breve e continuarei a edição deste artigo até a conclusão final deste estudo tão importante -->
A criança quando nasce tem a natureza de Deus, a vida de Deus. Paulo fala que, quando ele foi crescendo e quando foi apresentado à lei para ele, ele morreu por causa do pecado. Todos os homens pecaram. E quando cresce e comete o primeiro pecado, se torna morto espiritualmente, precisa então nascer de novo.
Eu vim de Deus eu vou voltar pra Deus. Deus a todos dá vida, respiração e tudo mais. Nós nascemos de Deus, viemos de Deus, nos movemos em Deus.
Não fomos recauchutados em Cristo Jesus. Nós fomos regenerados. Assim percebemos que não somos filhos adotivos.
Jesus Cristo nasceu espiritualmente e morreu espiritualmente, Jesus Cristo nasceu fisicamente e morreu fisicamente, e ressuscitou, nós também morremos espiritualmente e nascemos espiritualmente, e chegará o dia em que nasceremos em nosso corpo glorificado.
Nós sabemos que seremos no futuro que seres semelhantes a Ele, porque sabemos que O veremos como Ele é. Em outras palavras, nós somos o que Ele foi, mas seremos aquilo que Ele já é.
Quando Cristo que é a nossa vida se manifestar, nós seremos manifestados com Ele em glória.
A parábola que fala sobre o filho pródigo, também serve para cada pessoa humana que nasce neste mundo que se desvia de Deus e volta pra Ele.



Nenhum comentário:

Fale Conosco