Seguidores

quinta-feira, 21 de julho de 2011




por  GARY CARPENTER


Como Deus Prospera os Crentes
Não é difícil para a maioria de nós compreendermos como Deus prospera seus servos que estão no ministério em tempo integral. Tanto na antiga quanto na nova aliança, os ministros de tempo integral eram supridos pelas ofertas do povo.

Veja alguns versículos que falam sobre isso no novo testamento:
Assim ordenou também o Senhor aos que anunciam o evangelho, que vivam do evangelho. (1 Co 9:14)
 Manda aos ricos deste mundo que não sejam altivos, nem ponham a esperança na incerteza das riquezas,
 mas em Deus, que abundantemente nos dá todas as coisas para delas gozarmos; Que façam bem,
 enriqueçam em boas obras, repartam de boa mente, e sejam comunicáveis. (1 Tm 5:17,18)
 Quando o Senhor chamou a mim e à Sue para o ministério integral, Ele nos deu instruções muito incomuns. Ele nos
disse o seguinte:
“Não peçam ofertas nos seus cultos. Não vendam os ensinos. Enviem tudo gratuitamente e não adicionem um envelope para ofertas.
Nunca permitam que alguém saiba das suas necessidades. Eu sou a sua Fonte! Se vocês obedecerem a essas instruções, Eu tocarei o coração das
pessoas que escolher para suprir vocês e as necessidades do ministério”.
Seguimos Suas instruções à risca, e Ele foi fiel: as pessoas ouviram em seus corações e começaram a nos enviar
ofertas voluntariamente. É difícil descrever a nossa gratidão ao recebermos esses presentes financeiros de pessoas preciosas
que ouviram a voz de Deus e a obedeceram. Meu coração desejava muito vê-las prosperar. Eu já tinha ouvido todos os
ensinos conhecidos sobre como Deus prospera os crentes. No geral, todos se resumem ao seguinte: “Quanto mais você der a
Deus, mais Ele o prosperará”.
 O Senhor me disse que se eu quisesse entender como Ele realmente prospera os crentes, deveria estudar o livro de
Filipenses. Comecei a ler a epístola inteira repetidas vezes enquanto orava suavemente em línguas. Aprendi que a maior parte
dos erros no corpo de Cristo vêm quando os versículos são tirados do contexto, e a partir deles é formada uma doutrina
inteira. Para preparar o seu espírito para meditação “dia e noite” é preciso encontrar o início e o fim de um assunto, para
poder passar a mensagem inteira pelo seu espírito. Quando você está lidando com livros pequenos, como o livro de Filipenses,
é melhor simplesmente lê-lo inteiro para que seu espírito seja alimentado do produto bruto da Palavra, a fim de que o Espírito
Santo use-o para lhe ensinar a verdade ali contida.
 Descobri que os crentes de Filipos eram cristãos comuns que passavam a maior parte de seu tempo nos afazeres do
dia a dia. Quando Paulo pregou o evangelho para eles pela primeira vez, disse que estavam numa condição de grande pobreza.
No entanto, quando esses mesmos crentes aprenderam sobre a “graça de Deus” com relação às suas finanças, passaram a ser
os principais mantenedores de Paulo. Ele disse que  sua profunda pobreza acabou “abundando em riquezas  da sua
generosidade”.
Também, irmãos, vos fazemos conhecer a graça de Deus dada às igrejas da macedônia; Como em muita
 prova de tribulação houve abundância do seu gozo, e como a sua profunda pobreza abundou em riquezas
 da sua generosidade. (2 Co 8:1,2)
 Devo admitir que demorou para que eu percebesse que os “macedônios” a que Paulo se refere em 2 Coríntios eram as
igrejas de Filipos. Essa é a vantagem de ler um livro várias vezes. Em uma das minhas visitas ao livro de Filipenses, esse
versículo simplesmente “saltou” da página:
E bem sabeis também, ó filipenses, que, no princípio do evangelho, quando parti da macedônia, nenhuma
igreja comunicou comigo com respeito a dar e a receber, senão vós somente. (Fp 5:15)
 Quando vi “macedônia” nesse versículo, logo me perguntei se eram as mesmas pessoas mencionadas por Paulo em 2
Coríntios. Então, pedi ao Espírito Santo que me desse outra “prova” de que isso era verdade; Ele me lembrou do seguinte
versículo:
E dali para Filipos, que é a primeira cidade desta parte da Macedônia, e é uma colônia; e estivemos alguns
 dias nesta cidade. (At 12:12)
 Foi aí que encontrei o que procurava, pois em 2 Coríntios Paulo disse que essas pessoas passaram de uma “profunda
pobreza” para uma “generosidade abundante”. E eu queria saber como Deus pega um grupo de pessoas e derrama Sua graça
sobres elas, prosperando-as. Note que em 2 Co 8:1 Paulo disse que a “graça de Deus” foi fundamental para causar mudança 2
Ministério Ana Maria Dias  *  minamd.org.br  * 11 4191-6425
financeira. Meu entusiasmo continuou a crescer ao passar mais tempo meditando no livro de Filipenses. A resposta de como
Deus fez isso tinha que estar lá em algum lugar.
 Continuei orando e meditando no livro de Filipenses, e o Espírito Santo foi chamando minha atenção a  outros
versículos que não faziam sentido para mim. Cada vez que eu os lia, parecia que recebia um “cutucão” no meu espírito, como
se lá houvesse um tesouro escondido. 
E peço isto: que o vosso amor cresça mais e mais em ciência e em todo o conhecimento, Para que aproveis
 as coisas excelentes, para que sejais sinceros, e sem escândalo algum até ao dia de Cristo. (Fp 1:9,10)
 Para entender melhor o que Paulo estava dizendo, resolvi procurar certas palavras desses versículos no dicionário
grego. Aqui estão elas, seguidas de suas definições:
Ciência = Epignosis = Total conhecimento, participação maior do conhecedor sobre o objeto conhecido, de modo que ele
seja mais poderosamente influenciado.
Conhecimento = Aisthesis = Percepção, discernimento.
Aprovar = Dokimazo = Aprovar após testar. Usado especialmente com relação a materiais. Moedas eram provadas, testadas
pelo fogo para confirmação de sua preciosidade.
Excelente = Diaphero = Diferente, o melhor.
Sincero = Eilikrines = Genuíno, puro {decidido}.
Escândalo = Tropeço, ou que faz tropeçar.
 Depois de muitas horas de meditação e oração no espírito, tendo em mente o contexto da carta inteira, o Senhor me
deu a seguinte paráfrase do versículo 9 e 10:
 “Oro para que na medida em que o seu amor por Jesus cresça, você passe a conhecê-Lo melhor. Você entenderá o que Ele está fazendo na
terra e se tornará ainda mais participante dos Seus planos, propósitos e buscas. A própria mente de Cristo passará a ter maior influência sobre
todas as áreas da sua vida. Sua aproximação Dele resultará em mais discernimento sobre no que deve se envolver ou não. Você será capaz de testar
muitos planos com a mesma mente (processo de raciocínio) de Jesus, para determinar qual possui o maior potencial para cumprir Seus planos nessa
terra. Através desse processo você permanecerá sincero, genuíno, puro e decidido a servir a Jesus, não a Mamom. Essa pureza e decisão salvarão você
de qualquer tropeço no modo de pensar do mundo (o engano das riquezas e o desejo por outras coisas), e salvará outros do tropeço também”.
 Note que essa oração vai além de qualquer “fórmula” que é normalmente ensinada sobre como prosperar no Reino
de Deus. Dar e receber é importante, mas o Senhor me disse que está mudando a mentalidade da Igreja de “fórmula a um
relacionamento verdadeiro” quando se trata de prosperidade. Olhe como essa oração está em concordância com isso. Paulo
ora para que o “amor deles por Jesus” aumente. Assim, eles passarão a “conhecê-Lo” cada vez melhor. Na medida em que eles
conhecem Jesus e mantêm um relacionamento com Ele, começarão a entender Sua mente e Seu plano para suas vidas. E ao
conhecer essas coisas, eles poderão tomar as decisões corretas com respeito a todos as situações da vida... no que devem se
envolver ou não. Através desse método, o próprio Jesus estará guiando seus passos, para prosperá-los “individualmente” de
acordo com Seu plano para cada pessoa.
 Isso requer RELACIONAMENTO & COMUNHÃO... NÃO FÓRMULAS! Quando o próprio Jesus dirige os seus
passos pela liderança do Espírito Santo, Ele pode prosperar você sem que você seja dominado pelo modo  de pensar do
mundo, que normalmente é cheio de ganância, engano das riquezas e desejo por outras coisas. São essas características que
muitas vezes fazem com que os cristãos mais sinceros tropecem quando começam a prosperar. Jesus deseja que Seus irmãos
prosperem, mas não quando isso põe em risco o relacionamento com Ele! Lembre,
 
Ninguém pode servir a dois senhores; porque ou há de odiar um e amar o outro, ou se dedicará a um e
 desprezará o outro. Não podeis servir a Deus e a Mamom. (Mt 6:24)
 É por isso que nos meus ensinos sobre o Reino das Finanças, Ele me fez enfatizar bastante a importância de passar
muito tempo em adoração, oração no espírito e meditação na Palavra de Deus. O tempo usado para fazer essas práticas é o
que constrói um relacionamento contínuo e aumenta a comunhão com o próprio Jesus! É isso que afina o nosso homem
espiritual, tornando-o sensível à liderança de Jesus através do Espírito Santo. Para desenvolver um relacionamento verdadeiro
com Jesus, é necessário passar tempo com Ele. E a recompensa desse relacionamento é “insondável”. Ele quer que o nosso
relacionamento e comunhão com Ele seja muito mais do que uma mera “fórmula” de dar e receber. É claro que nosso dar e
receber está envolvido, mas nunca será o fundamento da nossa prosperidade. O fundamento da nossa prosperidade é a “graça
de Deus” que Paulo ensinou aos Filipenses e aos Coríntios.
Porque já sabeis a graça de nosso Senhor Jesus Cristo que, sendo rico, por amor de vós se fez pobre; para
 que pela sua pobreza enriquecêsseis. (2 Co 8:9) 3
Ministério Ana Maria Dias  *  minamd.org.br  * 11 4191-6425
 Jesus levou nossa pobreza na cruz da mesma forma que levou nossos pecados, nossas doenças e dores. Ele tomou
sobre Si a maldição da pobreza para que todos nós tivéssemos acesso a todas as riquezas do Pai em glória. A obra consumada
de Jesus Cristo é o fundamento de toda a prosperidade no novo testamento... NÃO AS NOSSAS OFERTAS!
 Parece que as pessoas entendem melhor quando explico dessa forma. Todos nós sabemos que precisamos perdoar as
ofensas dos outros contra nós. Amém! No entanto, se eu lhe perguntasse, “É assim que uma pessoa entra no Céu? Quando
perdoa?” Você diria, “Não, uma pessoa é salva porque Jesus levou seus pecados na cruz e ela O recebeu como Salvador e
Senhor”. Isso mesmo! Em outras palavras, colocamos nossa fé na obra consumada de Jesus na cruz quando Ele levou nossos
pecados e recebemos perdão total. A OBRA DELE É O NOSSO FUNDAMENTO! O ato de perdoar é simplesmente uma
extensão do fundamento dessa obra consumada de quando “nós fomos perdoados”. Quando se trata da salvação, todos nós
entendemos,
 Porque pela graça sois salvos, por meio da fé; e isto não vem de vós, é dom de Deus. Não vem das obras,
 para que ninguém se glorie. (Ef 2:8,9)
 O mesmo acontece com a cura. Todos sabemos que não somos curados por nossas “obras”. Não podemos “merecê-
las” não importa quantas “boas obras” façamos. Mais uma vez, assim como a nossa salvação, fomos curados pela graça através
da fé na obra consumada de Jesus Cristo quando Ele levou nossas doenças e carregou nossas dores, e pelas Suas chagas fomos
curados.
 No entanto, se cremos nos ensinos atuais, parece que quando se trata da nossa pobreza, o que importa são nossas
“ofertas”... nossas “obras”. Não! Mil vezes NÃO! Pela GRAÇA fomos salvos do pecado. Pela GRAÇA fomos salvos das
doenças. Pela GRAÇA fomos salvos da pobreza. O conhecimento dessa GRAÇA foi o que transformou a “profunda
pobreza” dos Filipenses em “abundância de generosidade”.
 Dar e receber é muito importante, mas não podem se tornar o “fundamento” de nossa prosperidade. Contudo,
muitos de nós estamos entendendo isso às avessas. Quero dizer que muitos de nós pensam que “ofertar” fará com que Deus
nos “prospere”. Não. Ofertamos porque Ele já nos deu acesso direto às riquezas do reino quando Jesus levou nossa pobreza
na cruz. É pela GRAÇA que somos salvos em todos os aspectos da vida. A GRAÇA sempre se refere à obra consumada de
Jesus Cristo na cruz. A OBRA DELE é o nosso fundamento. Todas as nossas ações são resultado do que Ele já fez por nós.
 Foi por isso que Paulo pôde orar pelos seus mantenedores em Filipo,
O meu Deus, segundo as suas riquezas, suprirá todas as vossas necessidades em glória, por Cristo Jesus.
 (Fp 4:19)
 Você já se perguntou por que Paulo achou necessário terminar essa bela oração com “por Cristo Jesus”? Por que ele
não disse simplesmente “O meu Deus, segundo as suas riquezas, suprirá todas as vossas necessidades em glória”? PORQUE
A RAZÃO PELA QUAL DEUS PÔDE SUPRIR TODAS AS NECESSIDADES DELE FOI A OBRA CONSUMADA DE
JESUS CRISTO, QUANDO ELE LEVOU A POBREZA DELES NA CRUZ! Jesus levou a pobreza deles por graça, para
que eles sempre tivessem livre acesso à Sua riqueza pela fé.
 As ofertas deles tinham alguma função, então? Claro! Ofertar é uma ação correspondente ao fato de “estar próspero”
da mesma forma que “perdoar os outros” é uma ação consequente de “ter sido perdoado”. A fé verdadeira  sempre requer
“ações correspondentes” para se tornar efetiva. Tiago nos disse;
Porque, assim como o corpo sem o espírito está morto, assim também a fé sem obras é morta. (Tg 2:26)
 
 Por isso, é sempre necessário que tomemos cuidado para nunca substituirmos a “graça” por “obras”. Muitos crentes
que estão com dificuldades financeiras se correspondem comigo. Sempre os ouço por bastante tempo para saber o que está no
seu coração, pois “a boca fala do que está cheio o coração”. Quase todas as vezes, não demora muito para que eles enfatizem
como são fiéis nas “ofertas” para a obra do reino. Quanto mais eles falam, mais revelam que sua fé está nas “ofertas”. Até
hoje, nunca ouvi menção do que Jesus fez na cruz, levando toda nossa pobreza. Olhe esse versículo mais uma vez:
 Porque já sabeis a graça de nosso Senhor Jesus Cristo que, sendo rico, por amor de vós se fez pobre; para
 que pela sua pobreza enriquecêsseis. (2 Co 8:9)
 O que isso realmente quer dizer? O que nos dá acesso às riquezas? A POBREZA DELE! ATRAVÉS DA POBREZA
DELE! 4
Ministério Ana Maria Dias  *  minamd.org.br  * 11 4191-6425
 Jesus aceitou Se despojar de todas as posses terrenas na cruz. Os soldados até lançaram sortes de suas vestimentas. E
Ele também já havia deixado as riquezas do Céu para vir à terra e se sujeitar à cruz, à pobreza completa. Mas, por quê? Ele
levou nossos pecados para que pudéssemos receber Sua justiça. Ele levou nossas doenças, para que recebêssemos Sua cura.
Ele levou nossa pobreza para que tivéssemos acesso à Sua riqueza ilimitada.
 Quando começo a explicar isso para as pessoas que me ligam ou me escrevem, parece ser um conceito totalmente
novo, como se nunca tivessem ouvido isso antes. Não é surpresa que o diabo tenha sido tão bem-sucedido em tirar a
prosperidade financeira do povo de Deus. Até Satanás sabe que foi pela GRAÇA que fomos salvos, não por obras. Sempre
que ele puder manipular nossos pensamentos para que confiemos em nossas próprias “obras”, ele sabe que seremos excluídos
da GRAÇA, pois ela só pode ser acessada por FÉ. Fé em quê? Fé na obra consumada de Jesus Cristo na cruz.
 Então, como devemos proceder? Se você é um crente  ofertante que ainda tem dificuldades financeiras, a primeira
coisa que eu sugiro é começar a semear 2 Co 8:9 no  seu espírito, falando esse versículo repetidas vezes. Confessei esse
versículo centenas de vezes, literalmente, até que  ele se tornou verdade para mim. Eu queria plantar essa semente tão
profundo em mim, para que eu nunca mais pensasse que “ofertar” era o fundamento da minha prosperidade. Então, eu ainda
oferto? Mais do que nunca! Quando tirei a minha fé das “minhas ofertas” e a coloquei na “obra Dele” na cruz por mim, não
demorou para que as minhas finanças prosperassem. A mesma GRAÇA que levou os Filipenses da “profunda pobreza” à
“generosidade abundante” começou a operar em mim também. Mas isso não foi através de uma “fórmula”, como o próximo
parágrafo explicará.
 Em segundo lugar, da mesma forma que você adora o Senhor como seu Salvador, e da mesma forma que você adora
o Senhor como sua Cura, comece a adorá-Lo como seu Provedor. Foi a obra Dele que abriu as fontes ilimitadas do Pai para
você. As suas ofertas são apenas ações correspondentes à obra já terminada. Nos seus momentos de adoração, dê-Lhe graças
por Ele ter levado sua pobreza para que você tivesse acesso às Suas riquezas. Confesse que Jesus é o seu Provedor. Ele
realmente é!
 Em terceiro lugar, além dos momentos de adoração, não deixe de passar bastante tempo orando no Espírito. Essa é
uma das principais formas pela qual sua “comunhão”  com o Senhor se torna mais íntima e pessoal. O Espírito Santo
começará a revelar a mente e o plano de Cristo para a sua vida. Ele começará a lhe mostrar no que “deve se envolver ou não”.
Você verá que tomará decisões que estão muito mais alinhadas ao plano de Cristo para VOCÊ... VOCÊ!
Mas nós não recebemos o espírito do mundo, mas o Espírito que provém de Deus, para que pudéssemos
 conhecer o que nos é dado gratuitamente por Deus. (1 Co 2:12)
 “Gratuitamente” se parece muito com GRAÇA, não é?  Pela GRAÇA de nosso Senhor Jesus Cristo você recebeu
“livre acesso” a todas as riquezas do Pai em glória. O Espírito Santo foi enviado para que você “conhecesse” essas coisas. Ele
trará a mente, os planos e instruções do Senhor Jesus Cristo para você, na medida em que você estiver em comunhão com Ele.
DEUS O ABENÇOE!
Gary e Sue Carpenter

Nenhum comentário:

Fale Conosco