Seguidores

sexta-feira, 6 de novembro de 2009

DESENVOLVENDO A CAPACIDADE DE OUVIR A DEUS



Querido Irmão,







A situação política e econômica do mundo mudou drasticamente no último ano. Recebi cartas de pessoas que perderam seus empregos e daqueles que estão preocupados com seu futuro e de sua família. Geralmente, quando passo pela alfândega no aeroporto, lembro-me dos que odeiam os Estados Unidos e vivem (e morrem) para ver sua destruição. No entanto, não tenho medo. Aliás, ando em muita paz.






Não que eu não me importe com o que está acontecendo ao meu redor, pelo contrário, aprendi a confiar em Deus, pois posso ouvir Sua voz e receber Sua direção. A capacidade de confiar em Deus e andar em paz não está limitada a mim e outros ministros devido ao chamado em nossas vidas. Não. Ela está disponível para cada crente, em toda circunstância, e há algo que cada um de nós pode fazer para abrir esse canal de comunicação entre Deus e nós.






Então, deixe-me lhe explicar o que aprendi, pois é muito importante desenvolver a capacidade de discernir a voz do Espírito Santo – seu Mestre, enviado por Jesus para guiar e direcionar você, falando-lhe sobre as coisas futuras (João 16:13).






Quando eu era jovem no Senhor, eu ouvia as pessoas dizendo: “O Senhor falou comigo”. Quando eu ouvia aquilo, eu perguntava a eles, “Mas onde Ele falou com você?”.






“Ele falou bem fundo, aqui no fundo do meu espírito”.






“Você poderia identificar aproximadamente este lugar?”.






“Bem, eu acho que é nesta área da barriga, ou um pouco mais acima da barriga. Além do que, Jesus disse, “Do seu interior fluirão rios de água viva”.






Tal resposta não me satisfez, então eu comecei a perguntar a Deus que me respondesse tal questão. Exatamente onde é que Deus se comunica conosco? Eu gostaria de saber. E onde é que o Espírito Santo cria a Sua linguagem sobrenatural em nosso espírito?






Então mais de vinte anos atrás, Deus esclareceu esta confusão para mim. Enquanto eu estava orando no meu quarto, Ele me deu uma visão interior, na qual eu vi o homem interior e o homem exterior de um indivíduo. O homem exterior, o homem carnal, era onde estava a parte mais escura das imagens. A alma era uma sombra mais clara, e o homem espiritual era totalmente claro. Assim que eu vi isso tudo, vi também o Espírito Santo criando ou trazendo para a existência a Sua linguagem sobrenatural em minha mente espiritual, na qual ela era encaixada perfeitamente dentro da mente natural do meu homem exterior.






Veja, o que a ciência tem rotulado de subconsciente é precisamente a mente espiritual. Os cientistas dizem que ele (o subconsciente) contém uma habilidade incrível que excede além da capacidade operacional do cérebro físico.






Então quando o Espírito Santo cria a linguagem Dele que é sobrenatural em você, aquelas línguas vêm das profundas reentrâncias da sua mente espiritual que fica junto a sua mente física. É lá que o Espírito Santo cria sua língua e a transfere para o seu espírito.






Agora, quando você está orando em línguas, sua mente está livre para pensar outras coisas enquanto você deixa aquela língua sobrenatural vir para a sua boca. Por exemplo, você pode ler a Palavra enquanto você ora no Espírito. Enquanto você lê a Palavra e ora em línguas ao mesmo tempo, o Espírito Santo irá sempre trazer revelação para a sua mente ou ao seu entendimento.






“Eu posso orar em línguas somente em minha mente? Sim, isso é possível. A linguagem do Espírito Santo pode passar por sua língua (sem orar) e desviá-la para a sua mente, isto é, ter a intenção em sua mente de orar, podendo até mesmo “ouvir” as línguas em sua mente natural.






Contudo, para que se complete esse canal da oração, você não pode apenas orar em línguas em sua mente. Eventualmente sua mente passará a pensar em outra coisa qualquer e dispensará as línguas, até que você perceberá não estar mais orando.






Esta língua sobrenatural deverá vir para a sua boca afora. A sua língua age como uma porta que por sua autorização libera do seu espírito humano para este mundo natural. Quando esta autorização é liberada, as suas orações trazem o propósito de Deus para esta terra.






Isto não significa que você tenha que falar alto quando você ora em línguas. Veja então o que Primeira Coríntios 14:28 diz com referência ao orar em línguas: “Mas não havendo intérprete, fique calado na igreja, FALANDO CONSIGO MESMO E COM DEUS”.






Você pode falar consigo mesmo quando você ora em línguas. Em outras palavras, você pode orar silenciosamente a ponto de ninguém ao seu redor poder escutar. Você está se edificando porque está falando consigo mesmo e esta língua está vindo pela sua boca afora.






Veja, quando você ora em línguas por um tempo, abre-se um canal numa parte do seu espírito onde Deus se comunica com você. É por isso que você irá achá-la, se você orar em línguas por um minuto ou dois e então parar, porque aquelas línguas continuarão vindo para a sua mente. Se então, Deus fala com você em sua língua nativa, as palavras Dele virão naquele mesmo exato canal onde as línguas vêm para a sua mente. É deste jeito que Deus traz freqüentemente a interpretação das línguas as quais você está falando. Uma vez que as línguas abrem o canal para o espírito, a interpretação deve vir pelo mesmo canal.






Agora que eu já sei como abrir este canal, Deus fala comigo o tempo todo. Eu sei como fechar os meus sentidos naturais no meio de todo tipo de confusão e monitorar aquela parte do meu espírito donde vem a voz de Deus para a minha mente natural. Eu consigo ouvir as Suas palavras em inglês. Eu posso receber uma visão ou discernir o Seu testemunho interior ou conferir tudo em meu espírito. Independentemente de qualquer tipo de tormento ao meu redor, eu consigo ficar à parte e esperar alguma coisa vir através deste canal do meu espírito – e você também pode ter isso!






Agora, por favor, entenda-me, por uma única razão pela qual eu posso te ensinar isso com detalhes, é exatamente por que Deus me ensinou tudo isso em detalhes. Mas Deus não poderia ter feito isso a menos que eu tivesse aprendido como abrir este canal entre eu e Ele através da oração em línguas.






Se você for persistente em orar em línguas, a comunicação de Deus para você através deste canal se tornará mais forte, mais clara e mais definida. Quanto mais você se der à oração, mais Ele será capaz de trazer descanso para a sua nova natureza. Quanto mais você viver neste descanso, você será muito mais capaz de isolar os seus sentidos naturais, monitorando aquele canal e escutando a voz de Deus.






Através deste canal Deus fala com você na sua língua nativa; Ele guia você através do testemunho interior; Ele lhe dá visões; e Se comunica com você através de revelação. Tudo vem do mesmo canal, através do qual as línguas fluem para a sua mente natural.






Assim, eu encorajo você a orar mais em línguas. Apenas dê a sua autorização ao Espírito Santo e deixe esta língua sobrenatural fluir. Depois de orar um pouco, pare e ouça com os seus ouvidos espirituais. Você perceberá que as mesmas línguas irão continuar vindo para a sua mente por um minuto ou dois. E é então que você será capaz de identificar este canal através do qual o Espírito Santo transfere a linguagem Dele para o seu espírito.






Agora vamos ver algo mais que Paulo disse em Primeira Coríntios 14:2: Pois quem fala em outra língua não fala a homens, senão a Deus, visto que ninguém o entende, e EM ESPÍRITO FALA MISTÉRIOS.






Quando você fala em línguas você se coloca no Espírito porque você se abre para um outro mundo – o reino do Espírito, onde você pode ter contato direto com o Próprio Espírito Santo. Assim, você se coloca imediatamente no Espírito, sempre que uma crise o atinge. Mesmo quando aflição e caos estão ao seu redor, simplesmente comece a orar em línguas, pois isto abrirá aquele canal onde Deus poderá se comunicar com você.






Se a sua mente começar a divagar, cortando esse canal por um momento, recomece e se entregue outra vez à oração. O canal se abrirá outra vez, possibilitando que Deus se comunique com você.






Em Primeira Coríntios 14:14, Paulo diz algo que nos ajuda a entendermos melhor este conceito: Porque, se eu orar em outra língua, o meu espírito ora de fato, mas a minha mente fica infrutífera. Se eu Dave Roberson, oro em outra língua, o meu espírito humano está fazendo a oração. O Espírito Santo tem que transferir as línguas ao meu espírito através deste canal.






Veja, abra o seu entendimento para receber esta verdade: Alguma coisa fenomenal aconteceu quando você recebeu a sua nova natureza. Você recebeu a capacidade de entender coisas espirituais. De acordo com a Lei, no Antigo Testamento, os santos somente tinham a mente carnal. A Bíblia diz que a mente carnal é inimiga de Deus porque as coisas de Deus são discernidas espiritualmente (Romanos 8:7, 1 Coríntios 2:14). É por isso que o Céu mandou o Mestre dos mestres a você, para que você tivesse a certeza de todo discernimento, sabedoria e entendimento de tudo o que Deus é.






Em Primeira Coríntios 14:2 está escrito que nós oramos mistérios quando oramos em outra língua. Que mistérios? Os mistérios que estavam escondidos em Deus do outro lado da morte espiritual. Agora que nós nascemos de novo, aqueles mistérios estão disponíveis para a Igreja – os mistérios de Cristo em nós, para nós e através de nós, a esperança da glória!






Você não pode passar uma hora orando em línguas sem que o Espírito Santo esteja trabalhando no mistério pessoal e trazendo a mente de Cristo referente a você. Você tem o Mestre dos mestres, e o seu canal está aberto. Ele não só irá guiar e dirigir você nas coisas do dia a dia da sua vida, mas irá também lhe ensinar como se chegar a Deus.






Na medida em que o Espírito Santo traz aquela nova natureza – quem você realmente é – um passo à frente, Ele irá passar por todo lixo da alma e da carne e Se colocará em seu espírito, no seu íntimo. Então Ele dirá, “Eu irei trabalhar na sua nova natureza e trarei o seu novo homem à frente, com toda a sua autoridade em Cristo”.






O Espírito Santo vai fazer com que a carne deseje morrer! Com o tempo o Espírito Santo faz com que tudo o que está impedindo você de crescer em Deus apareça.






Deus se comunicou muito por revelação com o apóstolo Paulo através deste canal do qual estamos falando – mais do que para qualquer outra pessoa. As palavras de Paulo em Primeira Coríntios 14:18 são muito significantes: “Dou graças a Deus, porque falo em outras línguas mais do que todos vós”. Em outras palavras, ele estava dizendo, “Eu agradeço a Deus por orar mais do que qualquer outro homem em uma linguagem sobrenatural que inclui o entendimento dos mistérios de Cristo”.






Antes disto, Paulo falou no versículo 17 sobre a ordem divina para as línguas nos cultos. Ele disse, Porque tu, de fato, dás bem as graças, mas o outro não é edificado? Paulo estava dizendo, “Como o que não sabe pode dizer amém a sua oração em línguas, se ele não tem a mínima idéia do que você está falando?”. Então ele segue dizendo, “Se você bendisser apenas em espírito, como dirá o indouto o amém?”. Esta oração em línguas não era para interpretação.






Então no versículo 18, Paulo está falando da sua própria vida de oração. Ele diz, “Veja então, a que fim é designada a oração em línguas – para a sua vida de oração pessoal. E eu agradeço a Deus que eu oro em línguas mais que todos vocês!”.






Saiba que Paulo não estava se elogiando por isso. Se alguma vez ele se exaltou foi com respeito as suas enfermidades – foi um termo usado para se referir à oposição do diabo que veio contra ele em sua carne pelas circunstâncias. Paulo disse do efeito disso, “Pelo que sinto prazer nas fraquezas, nas injúrias, nas necessidades, nas perseguições, nas angustia, por amor de Cristo. Porque, quando sou fraco, então sou forte!”. (2 Coríntios 12:10).






Embora Paulo não tenha se exaltado, ele fez um comentário muito positivo sobre a vida de oração pessoal quando em Primeira Coríntios 14:18 disse, “Dou graças a Deus, porque falo em outras línguas mais do que todos vós”. Como saberemos se ele estava fazendo referência a orar em línguas em casa, entre os cultos ou enquanto se dirigia a qualquer outro lugar? Porque no versículo seguinte, ele faz um contraste com o que havia dito numa situação diferente: CONTUDO, PREFIRO FALAR NA IGREJA cinco palavras com o meu entendimento, para instruir os outros, a falar dez mil palavras em outra língua. (v.19)






Aqui nós temos apenas uma idéia de como era a vida de oração pessoal de Paulo. Ele diz, “Eu agradeço a Deus porque eu oro mais nestes mistérios do que todos vocês. Mas na igreja, eu prefiro falar cinco palavras com o meu entendimento para que os outros possam entender e serem edificados!”.






Veja o que Paulo diz, “...que com a minha voz eu possa ensinar os outros também...” A palavra chave neste versículo é também. Esta palavra também significa que quando ele orava em outras línguas, ele recebia uma revelação do Senhor. Então, se o aprendizado dele estava baseado nas revelações para sua edificação, ele tinha que vir e partilhar com todos nos cultos, na língua nativa deles.






Paulo estava dizendo isto: “A minha oração particular na minha vida, tem sido em orar mais em línguas do que todos vocês, pois vocês têm usado esse dom muito mal em suas igrejas. Vocês usam-no quando menos deveria ser usado – durante os cultos. Vocês não estão usando-o ao máximo como deveria ser feito – em sua oração pessoal”.






“Como para mim, na igreja, eu prefiro falar cinco palavras que eu possa entender para que os outros sejam edificados pela revelação que Deus tem me dado. Mas eu estou TAMBÉM muito contente porque eu oro em línguas mais que todos vocês na minha oração pessoal”.






Paulo disse que seria de maior benefício a uma pessoa não salva, que viesse participar de um culto na igreja sem saber de nada, ouvir o pregador dizer apenas cinco palavras, tais como “Jesus pode salvar você agora”, do que ouvir dez mil palavras em uma língua desconhecida. Por quê? Porque a edificação daquela pessoa não-salva acontece quando ela ouve aquelas cinco palavras.






Uma vez eu li o versículo 19 e orei, “Deus me ajude a entender isto. Por que Você diz dez mil palavras em uma língua desconhecida?”. Deus é tão gentil que quando eu O perguntei, Ele me respondeu através daquele canal, dizendo, “Espere um pouco e você irá entender. Descubra quanto tempo leva para se orar dez mil palavras”.






Então eu orei em línguas por um minuto, falando numa velocidade normal, do jeito que eu presumi que o apóstolo Paulo tivesse orado também. Então, contei as palavras que tinha falado em línguas naquele período e fiz a multiplicação. Fiz assim porque não quis contar dez mil palavras individualmente. Descobri então, que leva cerca de duas horas para orar dez mil palavras.






Alguém me perguntou: “Se eu orar mais rápido em línguas, eu terei orado mais? Eu posso ter orado duas vezes mais os mistérios em línguas para que Ele me responda na mesma proporção?”. Você pode, mas deixe-me lhe dizer uma coisa. Se você orar mais rápido do que a velocidade normal, irá exigir toda energia mental para que você possa registrá-la. A melhor coisa a fazer é achar uma velocidade confortável para que a linguagem sobrenatural venha fluir automaticamente.






Então, Paulo estava dizendo isto: “Quando eu oro os mistérios de dez mil palavras em línguas desconhecidas, eu recebo revelação de Deus. Mas, se eu quero que você seja abençoado por aquela revelação, eu não posso me levantar na sua frente em um culto e falar aquelas dez mil palavras desconhecidas por quase duas horas. Eu tenho que falar na sua língua nativa para que eu possa passar para você a revelação que eu recebo no meu tempo pessoal de oração em línguas!”.






Vá em frente e abra este canal dentro de você orando em línguas. Assim que você estiver familiarizado com o testemunho interior, a primeira coisa que o Espírito Santo irá lhe ensinar é como Ele se comunica com você através da revelação.






O Espírito Santo vai começar a trazer-lhe grandes revelações através deste canal para a sua mente natural. Um ano se passará, e alguns dos seus antigos pregadores não parecerão mais serem tão bons como você pensava que eles fossem. Você irá pensar, Meu Deus, eles não estão ensinando do mesmo jeito!






Mas a verdade é que não são os seus pregadores que irão mudar – será você! Uma vez que você abrir este canal de comunicação, você começará a receber revelação do Espírito Santo. Naquele momento, você não irá se importar com o que está acontecendo no mundo ao seu redor – você irá andar nele em vitória e paz por ouvir a voz do Espírito Santo e seguir Sua liderança em cada passo do seu caminho!






Seu amigo e colaborador






DAVE ROBERSON

Nenhum comentário:

Fale Conosco