Seguidores

segunda-feira, 23 de novembro de 2009

UM MODELO DE FÉ


 POR Marcilio Moura (*)


A Bíblia diz que existe uma coisa que agrada a Deus, a fé. Sem fé é impossível agradar a Deus.
 
Fé é muito importante. Deus tinha que deixar respaldo para que eu vivesse uma vida de fé e nós devemos imitar as pessoas que viveram na fé para que possamos nos fortificar na fé que eles tiveram também.
 
Quando falamos de fé, lembramos de quem? Lembramos de Abraão, porque a Bíblia fala que ele é o nosso pai na fé e em Gálatas 3:6-7 diz assim: “Assim como Abraão creu em Deus, e isso lhe foi imputado como justiça sabei, pois, que os que são da fé são filhos de Abraão.”. Eu sou da fé, portanto, eu sou filho de Abraão.

E ele continua nos versos 8 e 9 dizendo: “Ora, tendo a Escritura previsto que Deus havia de justificar pela fé os gentios, anunciou primeiro o evangelho a Abraão, dizendo: Todas as nações serão benditas em ti. De sorte que os que são da fé são benditos com o crente Abraão”.
 
Nós somos filhos de Abraão e também herdeiro das promessas juntamente com ele. E existe um paralelo entre a vida de Abraão e a nossa vida, e é de costume um filho imitar seu pai, pode ser que quando ele cresça fique independente do pai ou da mãe, mas quando ele vai crescendo a única referência que ele tem é o pai ou a mãe.
 
Já que somos descendentes, temos que ter uma referência de fé, já que somos filhos de Abraão pela fé, temos que ter como referência de fé o nosso pai. Para que isso aconteça, eu tenho que estudar o que Abraão fez com a fé dele.
 
Em Romanos 4:12 “E fosse pai da circuncisão, daqueles que não somente são da circuncisão, mas que também andam nas pisadas daquela fé que teve nosso pai Abraão, que tivera na incircuncisão”. A Bíblia dá a entender em “andam nas pisadas daquela fé” como se Abraão fizesse um rastro na areia, aquela caminhada de fé de Abraão, aquele rastro na areia. E nós devemos andar nos mesmos passos que Abraão andou, o caminho que ele pisou, a mesma pisada que ele deu eu vou lá e piso no mesmo lugar, semelhante, da mesma forma, do mesmo modo.
 
Devemos andar por fé para agradar a Deus, e não é de qualquer forma não, nem com qualquer tipo de fé. A Bíblia diz e nos dá um modelo que é uma fé segundo teve o nosso pai Abraão. Na mesma caminhada que ele caminhou, da mesma forma que ele praticou.
 
Nos versículos 13 a 16 diz assim: “Porque a promessa de que havia de ser herdeiro do mundo não foi feita pela lei a Abraão, ou à sua posteridade, mas pela justiça da fé. Porque, se os que são da lei são herdeiros, logo a fé é vã e a promessa é aniquilada. Porque a lei opera a ira. Porque onde não há lei também não há transgressão. Portanto, é pela fé, para que seja segundo a graça, a fim de que a promessa seja firme a toda a posteridade, não somente à que é da lei, mas também à que é da fé que teve Abraão, o qual é pai de todos nós”.
 
Observe que a Bíblia está dizendo em todo o tempo “da mesma fé que teve Abraão”, dá a entender que existe uma fé que Abraão teve que eu devo ter também. Não é assim? Não está fortificado isso em seu coração? E Deus começa, pelo Espírito, a inspirar o escritor de Romanos a escrever que tipo de fé foi essa que Abraão teve. Ele começa, no versículo 17 a dizer que tipo de fé é essa que Abraão teve:“Como está escrito: Por pai de muitas nações te constituí perante aquele no qual creu, a saber, Deus, o qual vivifica os mortos, e chama as coisas que não são como se já fossem”. Aqui diz que “por pai de muitas nações te CONSTITUÍ”.
 
Quando Deus fez essa promessa a Abraão, nem filho ele podia ter, muito menos Sara, mas Deus chamou o tipo de fé que Ele queria que nós tivéssemos também. E no final do versículo diz o “Deus, o qual vivifica os mortos, e chama as coisas que não são como se já fossem”. Então o modelo de fé do tipo de Deus que nós devemos ter é aquele que não fala para um futuro, fala para o agora, fé é! Fé não será! Fé é agora! Deus disse: Abraão eu te constituí, você é agora Abraão, você não será!
 
Imite o seu pai na fé e agrade a seu Pai celestial.










Nenhum comentário:

Fale Conosco