Seguidores

domingo, 15 de novembro de 2009

A VOZ DE DEUS POR DAVE ROBERSON



Prezado irmão







Quero ajudá-lo com um dos aspectos mais importantes do andar no Espírito: como distinguir a voz de Deus dos próprios pensamentos e emoções, e das sugestões do diabo. Segundo Jesus, nós recebemos a capacidade de distinguir a voz dEle de todas as outras vozes:










"Depois de sair todas as (ovelhas) que Lhe pertencem (o Bom Pastor) vai adiante delas, elas O seguem porque Lhe reconhecem a voz; mas de modo nenhum seguirão o estranho antes fugirão dele porque não conhecem a voz dos estranhos" - João 10:4,5.






No meu andar com Deus,descobri que o Espírito Santo comunica-Se com nossos espíritos de quatro maneiras, e a principal delas é o testemunho no íntimo. Paulo disse:










"Porque não recebestes o espírito de escravidão para viverdes outra vez atemorizados mas recebestes o espírito de adoção, baseados no qual clamamos: Aba, Pai. O próprio Espírito testifica com o nosso espíri­to que somos filhos de Deus" - Romanos 8:15,16.






O Espírito Santo sempre testifica em nosso íntimo que somos filhos de Deus, e essa forma de comunicação é um processo contínuo. Ora, se o Espírito tem condições de testificar da nossa salvação. Ele certamente pode nos alertar quando estamos procedendo errado. E, caso isso não aconteça com você, não é por falha do Espírito é porque você não esta prestando atenção a Ele. Muitas vezes a turbulência da vida e tão forte que não conseguimos diferenciar entre o nosso espírito e a emoção da nossa alma.


Em segundo lugar, Deus Se comunica conosco através de revelação: aquele momen­to em que surge um entendimento eterno no nosso espírito. Em um momento não entendemos, e, subitamente, o Espírito Santo vivifica uma Verdade imprimindo-A no nosso coração, e então sabemos - temos plena convicção de que é aquilo mesmo, e pensamos em por que não sabíamos daquilo antes. (Observe Isaías 48:6,7).


Em terceiro lugar, Deus Se comunica conosco tão claramemnte em nosso íntimo que é impossível ignorar o que Ele diz. E entendemos que não imaginamos aquilo, não seríamos capazes de pensar daquela forma. Foi Deus quem imprimiu a Verdade no nosso íntimo (Veja l João 2:27).


Finalmente, o Espírito Se comunica conosco através de visão espiritual, que é uma compreensão instantânea (como uma espécie de filme no nosso espírito) e jamais uma imaginação que chama a atenção dos outros quando a pessoa diz: "Deus me disse assim e assim..." Deus fala conosco, sim, mas isso jamais será motivo de exaltação própria; pelo contrário, é motivo de muita responsabilidade e humildade perante os outros. E lamentável que grande número dos cristãos que têm o Espírito ainda não distinguem a voz de Deus. E isso deve nos alertar quanto à liderança do Espírito, pois Jesus disse que o Espírito Santo veio para "guiar-nos a toda a Verdade" (João 16:13). Ele não nos empurra, Ele guia à Verdade; mas não pratica a Verdade para nós. Ele mostra o Caminho em que se deve andar. O Espírito Santo recebe o conselho - a Verdade - que vem do coração de Deus e reconstrói essa Verdade no coração de tal modo que o conselho de Deus se torna o nosso conselho. Por isso que eu não necessito do conselho do mundo (Sal.1:1).


Mas como se faz para preparar e edificar o meu espírito de modo que ele se torne o ambiente propício à operação do Espírito Santo? Você tem de entregar-se inteira­mente ao Espírito. Observe atentamente ! O batismo no Espírito Santo acontece no seu espírito humano, porque é no seu espírito - na sua nova natureza - que se processa toda mudança permanente, eterna, e só o espírito vivificado, nascido de novo, tem capacidade para receber as coisas de Deus (Veja l Cor:2:14). O espírito humano pode receber em fração de segundo uma Verdade eterna que a mente, intelecto, gamais compreenderia. E possível que você gostaria que Deus Se comunicasse com você atra­vés da sua mente, mas, nos dias da Graça, na condição do Evangelho, Deus optou por comunicar-Se com você através da ministraçâo do Espírito Santo, diretamente no seu espírito humano, sem passar pelo crivo do seu intelecto, do seu raciocínio mental. Assim, você necessita colocar-se diante do Espírito continuamente. E como se faz isso? Pela minha experiência, posso dizer-lhe que a melhor maneira de fazer isso é através da oração em línguas. Pode ser que você preferisse que fosse de outra maneira: pelo estudo minucioso do texto bíblico, por exemplo. Mas Deus estabeleceu a oração em línguas como a forma de comunciar-lhe os mistérios do reino (l Cor. 14:2), e, sem qualquer dúvida, Ele tem direito de decidir como falar com você. Observe Isaías 28:11:










"Por lábios gaguejantes e por língua estranha, falará o Senhor a este povo"






Quando você ora em língua estranha, o seu espírito humano torna-se uma espécie de gravador que registra a fala de Deus. E quando você lê o Evangelho a 'fala' se torna perceptível, isto é, você entende o que Deus comunicou ao seu espírito. Mas, para isso ser uma realidade em sua vida, é essencial que você passe tempo aquietando-se no íntimo, orando e meditando; escutando, prestando atenção na voz do Espírito. Então, rejeitando o clamor da sua mente, você se volta para o seu interior, não para saber algo novo, mas para receber de Deus (João 16:14).










"Na tranquilidade e na confiança (estará) a sua força " Isaías 30:15






É válido orar em línguas quando se está fazendo algo que não exige outra fala - dirigindo o carro, por exemplo, ou arrumando a casa - mas isso não substitui o tempo passado a sós com Deus, quando você se dedica exclusivamente a Ele. Há pessoas que têm muita dificuldade com os pensamentos. Sua mente persiste com toda sorte de preocupação quando estão orando em línguas, e elas ficam de tal modo incomodadas que param de orar em línguas. Entenda, a sua mente nada tem a ver com a oração em línguas. O apóstolo Paulo diz: "Se eu orarem outra língua, o meu espírito ora de fato, mas a minha mente fica infrutífera" (l Cor. 14:14). Você não entende o que fala em línguas, porque "quem fala em outra língua fala a Deus, e em espírito fala mistérios (...) e a si mesmo edifica" Cl Cor 14:2,4).


Um dos resultados imediatos do tempo a sós com Deus orando em línguas e aten­tando para Deus no íntimo é a paz que inunda o coração. Jesus disse: "Deixo-vos a paz, a minha paz vos dou" (Joao 14:27) . A profunda paz e a tranquilidade de espírito é uma das conseqüências mais importantes da oração em línguas, pois a paz e a fé operam conjuntamente. E é maravilhoso quando a paz domina a sua mente. É fácil Satanás perturbar a mente cheia de preocupação e tormento, pois quando a mente está dessa forma não se consegue sequer pensar claramente. Mas... quando a Paz de Deus domina em sua vida, o Espírito Santo tem muita facilidade para restaurar em você a condição de comunhão com Deus. Meu sincero conselho é: aprenda a orar bastante no Espírito Santo:










"Vós, porém, amados, edificando-vos na vossa fé santíssima, orando no Espírito Santo, guardai-vos no amor de Deus" (Judas 20).

Nenhum comentário:

Fale Conosco