Seguidores

domingo, 15 de novembro de 2009

TEMOS DE DEUS APENAS AQUILO QUE CREMOS POR DAVE ROBERSON



Prezado Irmão(ã),


A maioria dos cristãos passa a vida toda procurando entender como a fé funciona. O problema, normalmente, é que a pessoa não consegue desenvolver a firmeza de caráter que é essencial para que a Palavra de Deus se torne o firme fundamento - a certeza ou convicção de sua vida, e que o escritor aos hebreus define:

"Ora a fé é a certeza de coisas que se esperam, a convicção de fatos que se não vêem" - Hebreus 11:1.

E o apóstolo Paulo, ao mostrar como a fé supera toda tribulação, disse:

"A nossa leve e momentânea tribulação produz para nós eterno peso de glória, acima de toda comparação (de que maneira?) não atentando nós nas coisas que se vêem, mas nas que se não vêem; porque as que se vêem são temporais, e as que se não vêem são eternas" - 2 Coríntios 4:17,18.






Geralmente a nossa esperança se baseia naquilo que vemos, ouvimos, ou sentimos. A esperança é circunstancial, motivada por aquilo que Paulo chama de 'momentânea tribulação'. A fé, no entanto,tem de ter um 'firme fundamento'; que é aquilo que Deus diz em Sua Palavra. A fé é formada - produzida, pela Palavra: os 'fatos que se não vêem', e isso nos leva a nos comportar firmemente na Palavra, sem nos deixarmos influenciar pelas circunstâncias - que são mo­mentânea tribulação.






Nos dias de hoje, quando somos bombardeados com muitas informações, não é fácil "atentarmos nas coisas que se não vêem", que são a Verdade que Deus diz que é eterna e não pode falhar em situação alguma. É impossível a fé - a firme convicção no íntimo de que o que Deus diz É - não produzir resultado eterno: aquilo que Deus estabeleceu por Sua Palavra.






Se você continuar a leitura do capítulo 11 de Hebreus, observará que: "Pela fé Abel ofereceu... Enoque foi trasladado ... Noé (...) aparelhou uma arca .. Abraão obedeceu. A fé nos leva a agir, a nos comportarmos segundo a convicção em nosso íntimo. Mas a convicção, a firme confiança é sempre produto daquilo que Deus diz, caso contrário, é somente esperança.






Vamos examinar como a fé funciona na prática. Suponhamos que eu me ache cara a cara com uma situação desesperadora: meu filho nasceu mongolóide, por exemplo. Como eu vou me comportar? Tenho duas possibilidades: ou aceitar a situação, aquilo que se vê (que Paulo chama de 'temporal'); ou atentar para a Palavra de Deus, que diz que "Deus sara todas as nossas enfermidades" (Salmos 103:4), e firmar minha fé naquilo que se não vê, que é eterno.






É evidente que, como cristão, quero crer que o que Deus diz é a Verdade eterna. Mas será que a minha fé permite que eu aceite que essa é a Verdade para mim, para resolver a minha situação e livrar o meu filho mongolóide dessa prisão? Será que tenho fé para isso?






O verdadeiro cristão - a fé verdadeira que não é apenas uma vã filosofia - sabe que a vida em Deus é totalmente governada e dependente da Palavra de Deus; mas quando surgem determinadas situações - circunstâncias que se vêem e se sentem, a pessoa tem a tendência de aceitá-las e não reagir, pela fé, para sair daquela situação. E sei que você quer entender isto: como exercer a fé para reverter toda situação.






Quando Abel entendeu que ele precisava voltar-se para Deus, ele ofereceu o que Deus estabelecera. Quando Noé ficou sabendo que viria o dilúvio - a destruição - ele aparelhou uma arca. Quando Abraão se conscientizou da chamada de Deus, ele obedeceu. Ou seja, a ação ou ato de fé é proceder segundo o entendimento dado no íntimo pela Palavra de Deus. Por isso o apóstolo Tiago diz que "fé, se não tiver obras, por si só está morta" (Tiago 2:17). Enquanto a sua fé não produzir um procedimento condizente com a Palavra, ela é morta, não tem valor algum, porque "pelas obras a fé se consuma (realiza, funciona)" (Tiago 2:22)






Alguém pode dizer: Irmão Roberson, como você se comportaria, se você tivesse um filho mongolóide? Eu passaria o máximo de tempo possível, todo dia, sozinho com Deus e Sua Palavra - orando e meditando no que Deus diz. Nesses tempos com Deus eu ministraria para meu próprio coração, louvando a Deus por Seu amor e Sua Palavra e agradecendo-Lhe por ter enviado Jesus, que "tomou sobre Si as nossas enfermidades" (Isaías 53:4) até que a esperança de mudança na condição do meu filho passasse a uma firme convicção de que o que Deus diz é a nossa condição - minha e do meu filho. Dessa manei­ra, eu atentaria não para as coisas que se vêem (aquilo que se vê no meu filho) que são temporais, mas nas coisas que não se vêem, que são eternas.






Eu não sei quanto tempo levaria para o que se vê passar para aquilo que se não vê, mas de uma coisa tenho a plena certeza: a fé, que é a convicção de fatos que se não vêem, mudaria a situação do meu filho. Por que posso ter essa certeza? Porque o que Deus diz É, e essa é a minha condição, ou, como disse o escritor aos hebreus:






"E necessário que aquele que se aproxima de Deus creia que Ele existe e que Se torna galardoador dos que O buscam" - Hebreus 11:6.






Deus sempre Se torna aquilo que, segundo a Sua Palavra, eu creio que Ele é. Seu colaborador no Evangelho,






DAVE ROBERSON

Nenhum comentário:

Fale Conosco