Seguidores

domingo, 29 de agosto de 2010

Liberdade e Compromisso
(páginas 54-58)

É fato consumado que Deus já fez tudo para nós em Cristo, mas para viver na vitória da cruz, você e eu temos de assumir um compromisso pessoal com aquilo que Deus nos diz, caso contrário, jamais desfrutaremos da liberdade com que Cristo nos libertou.
O povo de Israel pereceu porque não 'acompanhou pela fé a Palavra(promessa) dada' (Hebreus 4:2), e por isso deixou de entrar em Canaã - a terra prometida.
Mas provavelmente você gostaria de saber o que acontece quando você decide exercer a sua fé - comportando-se com total confiança - na Palavra que o Espírito Santo vivifica no seu coração.   Será que Deus 'acompanha' a sua fé?
Tudo o que dizemos aqui tem por objetivo levá-lo a realmente viver a 'vida em abundância' que Jesus afirmou que veio nos dar (João 10:10),   E para ajudá-lo a entender a importância de 'agir' e 'exercer a sua fé', vamos considerar um acontecimento do Antigo Testamento que demonstra o que acontece quando você resolve desfrutar da liberdade com que Cristo nos libertou, isto é, confiar no que Deus fez por nós.
Observemos o caso dos quatro leprosos em 2 Reis capítulo 7, os quais resolveram o desespero da situação em que se achavam, lançando-se na misericórdia de Deus, por uma simples decisão de fé.     Queremos que você se conscientize do valor e importância do livre arbítrio (poder de decidir) em sua vida e ao mesmo tempo entenda a grandeza da Graça (disposição soberana de amor) de Deus. 
Observe atentamente o que se deu no caso dos quatro leprosos, pois acontece exatamente do mesmo modo com você toda vez que decide 'agir' (levantar-se com fé) comportando-se segundo a Palavra de Deus.
Não havia nada nos quatro leprosos que facilitasse a sua decisão: eram pessoas excluídas da sociedade, cercadas por um fortíssimo inimigo, totalmente desprovidos de sustento e ajuda, desesperadas e morrendo de fome.  (Certamente a sua situação ou circunstância não é pior).
Mas restava-lhes a escolha: ou ficar onde estavam e morrer, ou arriscar tudo, chegando ao campo do inimigo.   Era, aparentemente, uma questão de morrer ou morrer, e digo 'aparentemente' porque a ação da fé nada tem a ver com as circunstâncias.
Provavelmente não acharemos em toda a Bíblia um exemplo melhor para mostrar a importância da decisão. Em virtude da obra redentora de Cristo, todo homem pode 'sair da morte e entrar na vida' simplesmente porque quer, isto é, por decidir não ficar como está e ´embarcar´ no Evangelho de verdade.   Isso é a liberdade que Cristo conquistou para nós: a liberdade de não permanecer na morte, mas de exercer o livre arbítrio e decidir para a vida.   Mas o que acontece quando você decide levantar-se segundo a Palavra de Deus, num simples comportamento de fé?   Observe atentamente o que Deus fez no caso dos quatro leprosos, e você entenderá o que Deus faz para você.
A cidade de Samaria foi sitiada pelos siros, um forte inimigo, e não havia comida para o povo. (Segundo 2 Reis 7:1, Deus havia prometido comida para o dia seguinte).  Em pior situação estavam os quatro leprosos que excluídos da sociedade em razão da lepra, se achavam à morte fora da muralha da cidade.   Agora, vejamos 2 Reis 7 a partir do verso 5:  "Levantaram-se (os leprosos) ao anoitecer para se dirigirem ao arraial dos siros, e, tendo chegado à entrada do arraial, eis que não havia lá ninguém.   Porque o Senhor fizera ouvir no arraial dos siros ruído de carros e de cavalos e o ruído dum grande exército.(...) Pelo que se levantaram, e, fugindo ao anoitecer, deixaram as suas tendas (...) e fugiram para salvar a sua vida"(v5-7).
Atente para as palavras 'levantaram-se' (os leprosos), e 'tendo chegado', pois elas mostram a eficácia da obra redentora de Jesus em nosso favor.   O pecado nos separe de Deus, mas a Graça nos aproxima dEle, e isso por iniciativa exclusiva dEle, pois nós não fazemos nada para isso.   Em Cristo, Deus fez tudo para que você e eu possamos chegar a Ele e viver eternamente, ao invés de morrer no desespero do nosso próprio mal.

Nenhum comentário:

Fale Conosco