Seguidores

domingo, 15 de novembro de 2009

DESTRUIDO FOTALEZAS POR DAVE ROBERSON


Prezada(o) irmã(o),


Há verdades que somente aprendemos ao longo da vida através da experiência, e provavelmente a verdade mais difícil é ver-se a si mesmo, através dos olhos de Deus. E isso é difícil porque não aceitamos facilmente fazer em nosso caráter as mudanças que são essenciais para melhorar a nossa comunhão com o Altíssimo. Em geral, não sabemos como nos livrar das limitações e deformidades do nosso caráter porque somos condicionados a elas. E como um elefante que desde novinho foi preso a uma estaca; mesmo crescido e tendo muita força, ele não se livra da estaca porque se habituou a ela. O que o prende não é uma estaca mas a sua mente. E exatamente assim que acontece conosco em relação às bênçãos de Deus; temos uma fortaleza encravada em nossa mente que limita nossa condição de viver em bênçãos cada vez maiores.






O primeiro nível de engano é a pessoa estar convencida de que o limite é algo natural (normal), e não um problema espiritual que afeta seu relacionamento e comunhão com Deus. Assim, mesmo aceitando a eficácia da Palavra de Deus para mudar a situação, ela pensa que não é possível livrar-se da limitação que a impede de viver em toda a abundância do Evangelho no seu dia-a-dia. Mudar para conformar-se à Palavra parece algo simples demais. Para a maioria, é impossível admitir que a prisão em que vive é a própria maneira de pensar. A pessoa se condiciona a um certo nível de bênção e não admite nenhuma mudança ou melhoria. Você é o que pensa que é. Se você muda o seu modo de pensar, mudará também o seu modo de crer. Quero ajudar você a destruir as fortalezas que bloqueiam seu pensamento, substituindo-as pela Verdade da Palavra. Observe o que Paulo afirma:






"Porque, embora andando na carne, não militamos segundo a carne. Porque as armas da nossa milícia não são carnais, e, sim, poderosas em Deus, para destruir fortalezas; anulando sofismas (concepções não verdadeiras) e toda altivez que se levante contra o conhecimento de Deus (de que modo), levando cativo todo pensamento à obediência de Cristo" - 2 Coríntios 10:3-5.






Por esse texto descobrrimos que a única maneira de nos livrarmos das fortalezas da mente é "levar cativo todo pensamento à obediência de Cristo". Repito: a única maneira de se livrar do ensino (doutrina) falso, da circunstância opressora, ou da prática (modo de vida) errada que se tornou parte de você, é mudar o seu modo de pensar, para conformá-lo à Verdade que Deus lhe diz. Em relação às bênçãos de Deus, o inverso disso também funciona. Jesus disse:






"Se permanecerdes em Mim e as minhas palavras permanecerem em vós, pedireis o que quiserem,e vos será feito" - João 15:7.






Nesse caso, substituímos a fortaleza do erro pelo edifício da Verdade (Palavra de Deus). Mas não imagine que a 'fortaleza' é um simples pensamento, pois é um comportamento (condição) que se integrou ao íntimo da pessoa e governa toda a sua vida. Por isso não é fácil fazer mudanças permanentes no nosso caráter.






Para destruir permanentemente a fortaleza que se integrou na alma, a pessoa necessita 'ministrar' Verdade para si mesma. Como se faz isso? Submetendo os próprios pensamentos, emoções e sentimentos à Palavra de Deus até que a 'força destrutiva' do erro, arraigado na alma, dê lugar à paz, que vem por se obedecer (confor­mar-se com) à Verdade. Em sua epístola aos efésios, o apóstolo Paulo ensina como 'destruir fortalezas':






"Por esta razão (em razão dos dias maus) não vos torneis insensatos, mas procurai compreender qual a vontade do Senhor. E não vos embriagueis com vinho, no qual há dissolução, mas enchei-vos do Espírito, falando entre vós com salmos, entoando e louvando de coração ao Senhor, com hinos e cânticos espirituais, dando sempre graças por tudo a nosso Deus e Pai, em nome de nosso Senhor Jesus Cristo" - Efésios 5:17-20.














A razão por que Paulo fala do vinho e da embriaguez é que, do mesmo modo que o álcool pode dominar as emoções e raciocínio, o Espírito Santo pode 'dominar' todo o nosso modo de pensar e o nosso procedimento. Quando o cristão é dominado por uma fortaleza qualquer que o impossibilita de viver na liberdade com que Cristo nos libertou (Gál.5:1), ele só ficará livre daquela fortaleza se "encher-se do Espírito". Temos de submeter nossa mente (modo de pensar), nossos desejos, intelecto, e emoções - todo o nosso ser à influência da Verdade da Palavra que o Espírito nos mostra no íntimo, pois:






"A Palavra de Deus é viva e eficaz, e mais cortante do que qualquer espada de dois gumes, e penetra até ao ponto de dividir alma e espírito, juntas e medulas, e apta para discernir os pensamentos e propósitos do coração" - Hebreus 4:12






Não importa o quanto as suas emoções e raciocínios naturais lutam contra as mudanças que o Espírito Santo quer levar você a fazer. Você tem de tomar afirme decisão de não se deixar levar por aquilo que você sente, ou vê, ou pensa. Em Jesus, Deus providenciou uma vida de vitória para você em todas as áreas. Por que você se contenta com 'pouco', quando Jesus disse que veio 'para que tenham vida, e a tenham em abundância' (João 10:10)?






Há muito mais para você, mas você somente descobrirá a grandeza do Evangelho em sua vida na medida em que atentar para o Espírito Santo, pois Ele veio "para que conheçamos (na prática) o que por Deus nos foi dado gratuitamente" (1 Coríntios 2:12).






Seu colaborador no Evangelho






DAVE ROBERSON

Nenhum comentário:

Fale Conosco