Seguidores

domingo, 15 de novembro de 2009

SENDO PERDOADO POR DAVE ROBERSON



O apóstolo Paulo disse:


"Se alguém está em Cristo, é nova criatura (criação); as coisas antigas já passaram; eis que se fizeram novas" - 2 Coríntios 5:17.

Você já pensou por que ele disse 'nova criatura' ou 'criação', e não 'nova pessoa'? A palavra 'criatura' ou 'criação' quer dizer 'o que é fundado'; algo totalmente novo e diferente em todos os sentidos, e eu venho pensando se entendemos o que é isso.


Lamentavelmente, nós temos a tendência (errada) de comparar o que fazemos com o que fazem os demais, e muitas vezes o nosso procedimento é moldado sobre os procedimentos da sociedade ao nosso redor. Mas não é assim que deve proceder aquele que é 'nova criatura' (criação). Uma vez Simão Pedro se aproximou de Jesus e perguntou:










"Senhor, até quantas vezes meu irmão pecará contra mim, que eu lhe perdoe? Até sete vezes? Respondeu-lhe Jesus: Não te digo que até sete vezes, mas até setenta vezes sete" - Mateus 18:21,22.










Parece que uma das áreas da vida que apresenta maior dificuldade é a do relacionamento entre as pessoas. Como deve proceder a 'nova criatura' nesse sentido? Certamente é na área de perdoarmos uns aos outros que mostramos, de fato, se "as coisas antigas já passaram" e se realmente "se fizeram novas". E, para você avaliar melhor como é isso na prática, vamos observar como Jesus procedeu em relação a Judas Iscariotes, poucas horas antes de ele O trair:










"Durante a ceia, tendo já o diabo posto no coração de Judas Iscariotes, filho de Simão, que traísse a Jesus, (...) (este) levantando-Se da ceia, tirou a vestimenta de cima e, tomando uma toalha, cingiu-Se com ela. Depois deitou água na bacia e passou a lavar os pés aos discí­pulos, e a enxugar-lhes com a toalha com que estava cin­gido (...) Depois de lhes ter lavado os pés, tomou as ves­tes, e, voltando à mesa, perguntou-lhes: Compreendeis o que vos fiz? (...) Não falo a respeito de todos vós, pois eu conheço aqueles que escolhi: é, antes, para que se cumpra a Escritura: Aquele que come do meu pão levantou contra mim seu calcanhar (...) Tomou, pois, um pedaço de pão e, tendo-o molhado, deu-o a Judas, filho de Simão Iscariotes. E, após o bocado, imediatamente entrou nele Satanás. Então disse Jesus: O que pretendes fazer, faze-o depressa. Nenhum, porém, dos que estavam à mesa, per­cebeu a que fim lhe dissera isto"- João 13:2-5,12,18,26,28.










Se você observar atentamente essa citação, considerando a expressão que grifamos acima, você certamente entenderá como deve ser o procedimento de uma 'nova criatura em Cristo' em relação àquele que lhe fez uma ofensa. Será que você pode 'captar, no seu espírito', o amor nos olhos de Jesus, quando, ajoelhado na frente de Judas, que estava prestes a traí-lO, lavou-lhe os pés, e olhou nos seus olhos? Isso que é perdoar. E mesmo depois disso tudo, nenhum dos demais discípulos percebeu qualquer vestígio de 'condenação' ou tratamento diferenciado da parte do Mestre em relação a Judas. E o que foi que Jesus disse, depois ? Observe:










"Se sabeis estas coisas, bem-aventurados sois, se as praticardes" - João 13:17.










A razão por que não perdoamos uns aos outros é que não temos consciência do mal que o não perdoar alguém nos faz. O escritor aos Hebreus disse:










"Segui a paz com todos, e a santificação, sem a qual ninguém verá o Senhor, atentando diligentemente por que ninguém seja faltoso, separando-se da Graça de Deus; nem haja alguma raiz de amargura que, brotando, vos perturbe e, por meio dela, muitos sejam contami­nados"- Hebreus 12:14,15.










O procedimento de uma nova criatura em Cristo deve ser o de paz com todos. Mas como é possível isso? E quando não procedemos dessa forma, o que acontece? Brota uma raiz de amargura, que nos perturba. Em outras palavras: se não atentarmos diligentemente no sentido de perdoar até setenta vezes sete àquele que nos ofende, e se não praticarmos o que Jesus nos ensinou através do Seu tratamento com Judas, jamais seremos o bem-aventurado que Deus pretendeu para nós, ao fazer-nos uma nova criação.






Observe como ficou, na parábola do Credor Incompassivo (Mateus 18:23-35), aquele que fora 'perdoado', mas deixou de perdoar ao seu conservo (próximo). Por que Jesus nos ensinou a orar: "Perdoa-nos as nossas dívidas, assim como nós temos perdoado aos nossos devedores" (Mateus 6:12)? Você observou a expressão grifada? Você certamente espera que Deus lhe perdoe as suas faltas, mas Ele não pode fazer isso, se você não perdoar aos outros. E por que Ele não pode? Porque é seu procedimento de perdoar ao outro que dá condições a Deus para atuar em sua vida. E 'dar condições' é muito mais do que simplesmente 'suplicar', é pôr a sua fé em ação, em obediência à Verdade. Observe o que Jesus disse:










"E, quando estiverdes orando, se tendes alguma coisa contra alguém, perdoai, para que vosso Pai celestial vos perdoe as vossas ofensas. Mas, se não perdoardes, também vosso Pai celeste não vos perdoará as vossas ofensas" - Marcos 11:25.










Quando Jesus recomendou que você e eu praticássemos o que Ele nos mostrou (ao lavar os pés de Judas), Ele estava dizendo que nós podemos perdoar tudo o que os outros fazem contra nós, simplesmente porque Ele, através do Seu sacrifício, conquistou essa condição para todo aquele que é nova criatura. Aquele que se diz cristão, mas procede como o mundo, não pondo em prática a vitória que Jesus ganhou por nós, não pode se chamar de 'nova criatura'. Pois Paulo disse que, para a nova criatura, "as coisas antigas já passaram", e "se fizeram novas".






Nesse período, certamente, você estará celebrando o Natal; será que pode haver presente melhor do que perdoar a alguém que te ofendeu? Sei também que, como o mundo inteiro, você estará olhando para o Ano Novo - o novo milênio, e espero que o seu Ano Novo seja, de verdade, um tempo de alegria e vitória no Espírito Santo, com procedimento digno da nova criatura que você é em Cristo.






Irmã(o), essa é a minha oração a Deus por você. Que assim seja !






Seu amigo,


DAVE ROBERSON







Nenhum comentário:

Fale Conosco